app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Economia Ocupação hoteleira para o período da semana santa ultrapassa os 90%, aponta pesquisa

OCUPAÇÃO HOTELEIRA PARA A SEMANA SANTA SUPERA 90% EM MACEIÓ

Hotéis quatro estrelas estão com previsão de preencher 93,64% de ocupação, enquanto os hotéis 5 estrelas devem registrar 87,21%

Por Rayssa Cavalcante | Edição do dia 05/04/2023 - Matéria atualizada em 05/04/2023 às 04h00

A ocupação hoteleira em Maceió, capital de Alagoas, durante o feriado da Semana Santa, será de mais de 90%. O feriadão começa nesta quinta-feira (6) e segue até o domingo (9). Os dados foram coletados pela plataforma Omnibees, que faz um mapeamento do setor turístico. O levantamento mostra que os hotéis 4 estrelas estão com previsão de preencher 93,64% de ocupação, enquanto os hotéis 5 estrelas devem registrar 87,21%. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió (Semtel), Eduardo Monteiro, a capital alagoana tem contabilizado um aumento significativo nos indicadores de turismo, o que pode ser resultado de uma série de ações estratégicas, promocionais e estruturantes da Prefeitura e do trade turístico. “O prefeito JHC tem liderado esse processo, visando fortalecer e promover os atrativos da cidade, que já é consolidada como um dos destinos mais procurados do Brasil. O fortalecimento do turismo em Maceió é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que gera empregos e atrai visitantes para conhecer as belas praias, a gastronomia rica e as variadas atrações turísticas que só Maceió oferece”, destacou Monteiro. Em todo o País, mais de um milhão de pessoas devem viajar nesta Semana Santa para participar de celebrações religiosas, segundo estimativa do Ministério do Turismo. O paraense Eugênio Soares tem uma empresa de turismo e organizou uma excursão de 10 dias para Pernambuco. A turma vai visitar diversos pontos turísticos ao longo de 1.900 km, a partir de Concórdia do Pará. A meta é passar a sexta-feira santa em Brejo da Madre de Deus, para acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo. Com essa excursão, e as próximas, Eugênio espera se recuperar dos prejuízos financeiros sofridos com a pandemia.

“Esse é o momento da gente retomar mesmo com toda força com todo o gás. Vem aí a Semana Santa né? Graças a Deus eu tô com um ônibus lotado para viajar pelo nordeste e assistir o espetáculo da Paixão de Cristo lá em Nova Jerusalém, passando por João Pessoa, passando por Recife, Praia de Porto de Galinhas e chegando até Caruaru”. O setor do turismo foi um dos primeiros a parar, no início da pandemia, e um dos últimos a retomar as atividades plenas. Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o turismo religioso deve aquecer o setor. “Estamos com uma expectativa de que um milhão e trezentas mil pessoas aproveitem a celebrações nos quatro cantos do nosso país serão milhões de reais movimentados na economia destes Destinos e setores como indústria comércio e serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do Brasil”.

O espetáculo da Paixão de Cristo, em Pernambuco, espera atrair cerca de 60 mil pessoas. Outras localidades que aguardam visitantes são Planaltina, no Distrito Federal, onde são esperadas 100 mil pessoas, na sexta-feira Santa; e Juazeiro do Norte, no Ceará, que abriga a estátua do Padre Cícero, e por onde devem passar 150 mil fiéis, até a Páscoa. As informações são da Agência Brasil.

Mais matérias
desta edição