Consumo
LIQUIDAÇÕES DE INVERNO BUSCAM AQUECER VENDAS NO COMÉRCIO
A aposta dos lojistas de Maceió é provocar um aumento no volume de vendas com descontos generosos oferecidos aos compradores


O inverno mal começou e as liquidações de artigos de época já começaram a movimentar o comércio de Maceió, principalmente nos shoppings da cidade. Naturalmente, quem ganha com isso é o consumidor, ávido por promoções que derrubam os preços, ofertando artigos vendidos até pela metade do valor. A movimentação nas vendas ainda é muito discreta por parte dos clientes, mas as lojas investem pesado na saída dos estoques e na renovação das peças por itens da nova coleção conforme a época do ano. Artigos como roupas, calçados, produtos de beleza já são encontrados nas lojas com preços convidativos que buscam seduzir e despertar o desejo de compra dos consumidores. Para a cliente Marília Barbosa, a oportunidade que ela esperava finalmente chegou. Por isso, revela que estava esperando o início do “queima”, segundo ela, com oportunidades imperdíveis. “Quero comprar uma sandália que eu estava de olho, paquerando faz tempo, mas o preço não me permitia e finalmente ele baixou. Eu acho maravilhoso poder aproveitar essas promoções. Apesar de não estar precisando do item, o fato de estar sendo vendida pela metade do preço me deixa tentada a finalmente levar para casa”, disse. Essa postura do consumidor revela o sucesso de uma estratégia adotada pelos lojistas de desencalhar artigos que estavam parados nos estoques e que se transformam em objeto do desejo do comprador. A redução progressiva de preços incentiva a venda de itens chamados de ponta de estoque e, ao final do período de liquidações, busca-se que a sobra de produtos seja a menor possível. O mercado de moda é organizado em ciclos, daí as vendas serem motivadas por lançamentos de novos produtos ou pelas famosas liquidações encerrando com as estações do ano. O lojista que atua nesse mercado precisa planejar esse momento de forma financeiramente sustentável e não deve relevar a importância de tomar a decisão de fazer as promoções com o reconhecimento desses ciclos sazonais. Daí a liquidação ser a melhor alternativa para fechar uma etapa de vendas de acordo com essa realidade. Maria Célia é gerente de uma loja de sapatos em um shopping de Maceió. Cartazes foram afixados nas vitrines para atrair os clientes, os vendedores já estão em busca dos potenciais compradores que estão sendo informados pelas redes sociais sobre os produtos em promoção. “Esta semana nós iniciamos a nossa liquidação de inverno. Na verdade, muitos clientes esperam esse tipo de ação para aproveitar os descontos. A divulgação é tudo, por isso nossas vendedoras já estão mantendo informados os clientes fidelizados através das redes sociais. Já para os que são atraídos pela beleza e pelo colorido das vitrines, nós colocamos cartazes por toda a loja. Estamos oferecendo produtos com descontos reais que chegam até a metade do preço original. A gente faz uma seleção de itens, principalmente com as peças que estão sobrando no nosso estoque, artigos com numeração menor ou maior que acabam ficando na loja, diferente daqueles com numeração padrão que já foram vendidos”, disse a gerente. Os shoppings, em geral, já possuem um calendário anual próprio de liquidações. Agora os empreendimentos estão sequenciando uma liquidação que começou no início da segunda quinzena de junho. Para as lojas com sites na internet, aplicativos, canais próprios e que não sofrem interferências do calendário dos shoppings, elas podem escolher começar as liquidações um pouco mais tarde, conforme seus estoques, suas necessidades financeiras e suas estratégias de posicionamento no mercado.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.