Turismo
MACEIÓ É O DESTINO TURÍSTICO MAIS VENDIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE
Capital alagoana divide a primeira posição do ranking com Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ, aponta boletim de associação


Maceió foi o destino nacional mais vendido pelas operadoras de turismo do país durante o primeiro semestre deste ano, de acordo com boletim da Braztoa, que é a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, e foi divulgado nesta terça-feira (22). A capital alagoana divide a primeira posição do ranking com Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Em segundo lugar figura Porto Seguro (BA), seguido por São Paulo (SP), que fecha o pódio.
Ainda de acordo com o levantamento, outro destino alagoano desponta na preferência dos turistas e está se posicionando bem nas vendas entre as operadoras de turismo. Trata-se de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte do estado, que se junta nessa categoria a Balneário Camboriú (SC), Campos do Jordão (SP), Manaus (AM), Mata de São João (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Trancoso (BA). Este último também faz parte do município baiano de Porto Seguro.
Segundo informações da Superintendência de Planejamento e Prospecção de Negócios da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur), o destino Alagoas como um todo também apresenta destaque no fluxo de turistas vindos do exterior. No comparativo de janeiro a junho 22/23, Alagoas apresentou um crescimento no fluxo de turistas internacionais de 369%.
Além dos aumento do fluxo internacional no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a malha aérea nacional também ganhará reforço. Somente para a alta temporada 2023/2024, o estado contará com 42 voos semanais extras, operados por diversas companhias aéreas.
Só com a Azul Viagens serão 27 voos extras, que partem de 17 cidades brasileiras. Dentro da companhia, Alagoas é o destino que contará com o maior volume de voos para a próxima alta temporada.
A presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, aponta que “as viagens nacionais seguem relevantes, mas sempre com muito potencial de crescimento, principalmente se elas se tornarem mais competitivas tanto em experiências disponíveis”, afirma Marina.
Para o segundo semestre do ano, a pesquisa mostra que 86% das operadoras estimam que a movimentação e a concretização de vendas para o segundo semestre de 2023, ultrapassará os patamares de 2022. Para estas empresas, as vendas para o Natal devem ser 37,6% maiores e para o Réveillon 47,7% acima do que foi realizado no ano passado.
Além das festividades de fim de ano, o levantamento também revela que as viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, representarão 23,4% do faturamento do que foi vendido no primeiro semestre. Os feriados contemplarão 11,8% das vendas no segundo semestre.
No ranking de produtos comercializados, os roteiros mais completos estão no topo, com 36,95%. Em segundo lugar, as vendas apenas para hotéis com 27,82%, em terceiro lugar a comercialização para produtos terrestre, com 15,82% e, logo abaixo, os cruzeiros com 8%, dando início a temporada em outubro.