O governador Paulo Dantas recebeu na tarde desta segunda-feira (4), representantes de associações e empresários chineses para tratar da ampliação da parceria de negócios Alagoas-China.
O encontro contou com a participação dos principais secretários de Estado, incluindo Renata dos Santos (Fazenda), Alice Beltrão (Desenvolvimento Econômico), Caroline Balbino (Relações Internacionais), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Vitor Pereira (Governo) e Silvio Bulhões (Ciência e Tecnologia).
Durante o encontro, Paulo Dantas destacou a importância da China como parceiro comercial de Alagoas. Ele ressaltou que o estado está sempre aberto a novos investimentos chineses, e que a Missão do Governo de Alagoas ao país asiático, realizada em setembro deste ano, foi um marco importante para estreitar as relações entre os dois países.
“A China é um dos principais parceiros comerciais de Alagoas, e para nós é uma honra tê-los aqui em nosso estado. Vocês são praticamente alagoanos, pelos investimentos, pela parceria e por sempre tratarem Alagoas como prioridade para expandirem seus negócios”, afirmou o governador.
Zhanfeng Lin, líder da comitiva chinesa, agradeceu a receptividade do governador e destacou o potencial de Alagoas para novos investimentos. “Nos sentimos lisonjeados por essa recepção, e saibam que esse carinho para nós é importante. Acho que já nos sentimos alagoanos porque nos sentimos em casa. Esse diálogo é importante para reforçar nossa parceria comercial”, afirmou.
Quando esteve na China, em setembro, Paulo Dantas afirmou, durante discurso para investidores na Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, a CIFIT, que Alagoas está aberta para o mundo, e destacou os potenciais econômicos, incentivos fiscais e segurança, além da localização privilegiada no nordeste brasileiro.
Paulo também enfatizou que a China é a maior parceira econômica do Brasil e que, em Alagoas, somente no ano de 2022, mais de R$ 600 milhões foram investidos por empresários chineses.
“O Brasil e Alagoas estão abertos para o mundo. O Brasil e a China são países irmãos. Esta grande nação é a principal parceira comercial do nosso país. São 50 anos de intercâmbio e cooperação efetiva”, disse Paulo Dantas, na ocasião.
“A nova Governança Mundial requer decisões coletivas e não unilaterais, buscando o crescimento econômico inclusivo e sustentável. Nosso governo tem interesse em estabelecer parcerias estratégicas com empresários e investidores chineses. Somente em 2022 foram a China investiu mais de R$ 600 milhões em nosso Estado”. completou.
Além de apresentar indicadores favoráveis para investimentos em Alagoas, o governador Paulo Dantas destacou os dados da segurança pública que classificaram o estado como um dos mais seguros do Nordeste e o 9º do Brasil. Afirmou ainda que o estado possui o gás natural mais competitivo do país, segurança jurídica, a melhor malha viária do país, possibilitando o escoamento da produção de forma rápida e segura.
“Quero enfatizar o compromisso do Governo de Alagoas em promover o desenvolvimento econômico de forma responsável e sustentável. Possuímos o cenário adequado para a produção de energias renováveis, segurança jurídica, segurança, confiança, boa infraestrutura, educação e saúde”, ressaltou o governador.
A comitiva chinesa desta segunda-feira foi formada por Zhanfeng Lin "John", vice-presidente Executivo e Ministro da Comunicação Empresarial da Associação Geral de Amizade Min Nan da América do Sul; Yonghui Chen "Eric Chen", vice-presidente Executivo e Secretário; Chengwei Wu "Wu", Chefe da Equipe de Segurança do Centro Brasileiro de Ajuda Chinesa e Presidente da Federação Muncial da Juventude Fujian Brasil; Shiqi Zhu "Vitor Zhu", Presidente Executivo da Associação de Caridade China-Brasil; Liang Zhang "Tony", Presidente da Associação Chinesa de Maceió; e Xinjian Li "Li", chefe da ZTT do Brasil.
Na oportunidade, o governador também recebeu homenagens das associações pelo empenho em estreitar as relações entre o estado e o país asiático. Além disso, Paulo também recebeu um livro que conta a história do presidente chinês Xi Jinping.