app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Economia Paulo Dantas se reúne com comitiva chinesa, na capital alagoana, para ampliar parceria

GOVERNO SE REÚNE COM COMITIVA CHINESA PARA AMPLIAR PARCERIA

Durante o encontro, Paulo Dantas destacou a importância da China como parceiro comercial de Alagoas

Por Da Redação | Edição do dia 05/12/2023 - Matéria atualizada em 05/12/2023 às 04h00

O governador Paulo Dantas recebeu na tarde desta segunda-feira (4), representantes de associações e empresários chineses para tratar da ampliação da parceria de negócios Alagoas-China.

O encontro contou com a participação dos principais secretários de Estado, incluindo Renata dos Santos (Fazenda), Alice Beltrão (Desenvolvimento Econômico), Caroline Balbino (Relações Internacionais), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Vitor Pereira (Governo) e Silvio Bulhões (Ciência e Tecnologia).

Durante o encontro, Paulo Dantas destacou a importância da China como parceiro comercial de Alagoas. Ele ressaltou que o estado está sempre aberto a novos investimentos chineses, e que a Missão do Governo de Alagoas ao país asiático, realizada em setembro deste ano, foi um marco importante para estreitar as relações entre os dois países.

“A China é um dos principais parceiros comerciais de Alagoas, e para nós é uma honra tê-los aqui em nosso estado. Vocês são praticamente alagoanos, pelos investimentos, pela parceria e por sempre tratarem Alagoas como prioridade para expandirem seus negócios”, afirmou o governador.

Zhanfeng Lin, líder da comitiva chinesa, agradeceu a receptividade do governador e destacou o potencial de Alagoas para novos investimentos. “Nos sentimos lisonjeados por essa recepção, e saibam que esse carinho para nós é importante. Acho que já nos sentimos alagoanos porque nos sentimos em casa. Esse diálogo é importante para reforçar nossa parceria comercial”, afirmou.

Quando esteve na China, em setembro, Paulo Dantas afirmou, durante discurso para investidores na Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, a CIFIT, que Alagoas está aberta para o mundo, e destacou os potenciais econômicos, incentivos fiscais e segurança, além da localização privilegiada no nordeste brasileiro.

Paulo também enfatizou que a China é a maior parceira econômica do Brasil e que, em Alagoas, somente no ano de 2022, mais de R$ 600 milhões foram investidos por empresários chineses.

“O Brasil e Alagoas estão abertos para o mundo. O Brasil e a China são países irmãos. Esta grande nação é a principal parceira comercial do nosso país. São 50 anos de intercâmbio e cooperação efetiva”, disse Paulo Dantas, na ocasião.

“A nova Governança Mundial requer decisões coletivas e não unilaterais, buscando o crescimento econômico inclusivo e sustentável. Nosso governo tem interesse em estabelecer parcerias estratégicas com empresários e investidores chineses. Somente em 2022 foram a China investiu mais de R$ 600 milhões em nosso Estado”. completou.

Além de apresentar indicadores favoráveis para investimentos em Alagoas, o governador Paulo Dantas destacou os dados da segurança pública que classificaram o estado como um dos mais seguros do Nordeste e o 9º do Brasil. Afirmou ainda que o estado possui o gás natural mais competitivo do país, segurança jurídica, a melhor malha viária do país, possibilitando o escoamento da produção de forma rápida e segura.

“Quero enfatizar o compromisso do Governo de Alagoas em promover o desenvolvimento econômico de forma responsável e sustentável. Possuímos o cenário adequado para a produção de energias renováveis, segurança jurídica, segurança, confiança, boa infraestrutura, educação e saúde”, ressaltou o governador.

A comitiva chinesa desta segunda-feira foi formada por Zhanfeng Lin "John", vice-presidente Executivo e Ministro da Comunicação Empresarial da Associação Geral de Amizade Min Nan da América do Sul; Yonghui Chen "Eric Chen", vice-presidente Executivo e Secretário; Chengwei Wu "Wu", Chefe da Equipe de Segurança do Centro Brasileiro de Ajuda Chinesa e Presidente da Federação Muncial da Juventude Fujian Brasil; Shiqi Zhu "Vitor Zhu", Presidente Executivo da Associação de Caridade China-Brasil; Liang Zhang "Tony", Presidente da Associação Chinesa de Maceió; e Xinjian Li "Li", chefe da ZTT do Brasil.

Na oportunidade, o governador também recebeu homenagens das associações pelo empenho em estreitar as relações entre o estado e o país asiático. Além disso, Paulo também recebeu um livro que conta a história do presidente chinês Xi Jinping.

Mais matérias
desta edição