Economia
Empresa vai produzir carro multicombust�vel

A Ford do Brasil apresentou na sexta-feira, 3, em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, três protótipos do novo Fiesta que fazem uso do gás e do álcool como combustíveis e um carro-conceito multicombustível, proposta inédita no mercado brasileiro. O ?Flex-Fuel?, ou combustível flexível, é equipado com motor Zetec RoCam para utilizar, no mesmo tanque, ou somente gasolina pura, não disponível nos postos brasileiros, ou álcool hidratado ou ainda uma mistura dos dois combustíveis. Desenvolvido com base no motor a álcool, o veículo funciona com qualquer mistura de álcool ou gasolina, inclusive com o chamado gasohol - que, na verdade, é a gasolina brasileira, que contém cerca de 24% de álcool anidro. O sistema permite que o consumidor escolha o combustível mais vantajoso economicamente ou disponível em cada situação. Um sensor pós-combustão avalia o nível de oxigênio resultante da queima e informa sobre o combustível disponível no tanque no momento. O conceito ?flex? é o mesmo adotado pela Ford nos Estados Unidos para equipar o Explorer Sportrac. No Brasil, o motor fabricado em Taubaté (interior de SP) tem potência de 105 cavalos. A desvantagem é o maior custo de produção, já que equipamentos como bomba de combustível e injeção eletrônica recebem um reforço para resistir à agressividade do etanol. ?Ainda não sabemos quando a alternativa estará na linha de produção, mas já temos a tecnologia desenvolvida pela engenharia brasileira?, afirmou o presidente da Ford, Antonio Maciel Neto. Outra novidade apresentada pela montadora foi o protótipo de um Fiesta bicombustível. O automóvel é equipado para funcionar tanto com álcool hidratado como com gás natural veicular (GMV). Para optar pelo combustível a ser utilizado, o usuário aperta um botão no painel do veículo e aciona um dos dois sistemas, que são instalados separadamente.