Economia
Estradas de ferro transportam 11% dos produtos agr�colas

Desde a privatização da malha ferroviária, em 1997, as empresas investiram R$ 6 bilhões em ferrovias. Mas, mesmo assim, pelas estradas de ferro são transportados apenas 11% dos produtos do agronegócio. Há uma grande demanda. Em 2005 a expectativa é de que sejam investidos mais R$ 1,5 bilhão em trilhos, dormentes, vagões e máquimas, declarou Elias David Nigri, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Ele disse que o transporte do complexo soja por ferrovias tem crescido 10% ao ano. Em 2004, foram transportadas pela malha ferroviária 33 milhões de toneladas da oleaginosa em grão e do farelo. As rodovias em mau estado, que ao lado das ferrovias são os principais canais de acesso aos portos brasileiros, também reduzem a velocidade do transporte dos grãos. Para a recuperação das estradas, seriam necessários investimentos de R$ 10,15 bilhões. Em um momento desfavorável para as exportações, o custo com a logística passa a ter importância muito maior, declarou Carlo Lovatelli, presidente da Abag e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegeltal (Abiove).