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Venda de flex fuel em julho supera 2004

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| REUTERS Os veículos bicombustíveis, movidos a álcool e/ou gasolina, ampliaram sua participação nas vendas de carros novos em julho e o total de unidades comercializadas nos sete primeiros meses do ano já ultrapassa o número registrado em todo o ano passado. As vendas de veículos com motores flexíveis atingiram 78,2 mil unidades em julho, 154% acima do registrado em julho do ano passado e 9% acima do volume de junho, informou esta semana a Anfavea, entidade que reúne os fabricantes. Com isso, a participação dos bicombustíveis nas vendas totais de veículos leves subiu de 52,2% em junho para 58,9% em julho. No sentido inverso, a participação dos carros movidos somente a gasolina nas vendas caiu de 41,4% em junho para 35,6% em julho, com mais consumidores preferindo a alternativa de utilizar o álcool, vendido nos postos por aproximadamente metade do valor da gasolina. No acumulado de janeiro a julho, as vendas de bicombustíveis somaram 381,1 mil unidades, já ultrapassando o volume de vendas em todo o ano passado, de 328,3 mil unidades. Ao final de 2004, os carros movidos somente a gasolina detinham uma participação de 70,8% no mercado, enquanto os carros flexíveis representavam apenas 21,6% do volume comercializado. No mês passado, de cada cem veículos vendidos, quase 52 eram bicombustíveis, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Já os veículos movidos a gasolina representaram 41% das 137.395 unidades comercializadas. Tendência Para o presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, a tendência é dos bicombustíveis superarem as vendas dos veículos movidos exclusivamente a gasolina. Ele só não sabe dizer quando isso ocorrerá. “Vai depender dos lançamentos das montadoras. Esse crescimento está diretamente ligado à velocidade de lançamentos de veículos flex fuel”, afirmou ele. A Câmara Setorial da Cadeia de Açúcar e Álcool estimava que os bicombustíveis vão representar 75% das vendas totais de veículos do país só em 2006. A projeção inicial era que esses modelos correspondessem a 67% das vendas. “A aceitação [dos bicombustíveis] está sendo mais rápida do que o esperado. As vendas se aceleraram muito”, disse o presidente da câmara, Luiz Carlos Corrêa Carvalho. Após os resultados registrados nos últimos meses, Câmara Setorial estimava que a nova tecnologia dos veículos bicombustíveis responda por 75% das vendas de veículos novos do próximo ano. Segundo ele, a ampliação das vendas é reflexo da demanda combinada à oferta. “Sabemos que existe sobra de veículos a gasolina nas lojas, enquanto há fila de espera por determinados modelos flex fuel.”

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