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Os dez anos da 1� ponto.com na bolsa

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| GLOBO ONLINE Fez dez anos esta semana desde que foi lançada a primeira ação de uma companhia de Internet no mundo. Em 10 de agosto de 1995, as ações da Netscape foram lançadas dando início à ??pontocom-mania?? no mercado americano e incentivando a criação de um incontável número de empresas da chamada Nova Economia. Há dois anos, oito depois dos Estados Unidos, o Brasil lançava as primeiras ações de uma empresa da Internet. Em todo o mundo, embora grande parte das companhias de Internet tenha sido deletada do mercado com a mesma rapidez com que surgiu, quem sobreviveu pôde virar parte do cotidiano dos internautas, lembra uma reportagem publicada quarta-feira (dia 10) pelo jornal britânico ?Financial Times?. Empresas como eBay, Yahoo e Amazon, já comemoraram suas próprias festas de dez anos de idade e, em menos de três anos depois da explosão da bolha da internet, a Google Inc., dona do maior site de buscas da rede, se tornou a maior empresa de mídia do mundo. Segundo o Financial Times, até o fim do próximo mês, um bilhão de pessoas vão ter se conectado à internet, número que pode ser só o indício da reviravolta que os próximos dez anos nos reservam, diz o jornalista Richard Waters, que assina a reportagem. Mudanças As mudanças promovidas pela Internet ? que alterou profundamente a maneira como as empresas se organizam, a vida social e política no mundo e em 2004 movimentou US$ 295 bilhões só com o comércio eletrônico ? estão se acelerando. Só que agora as reviravoltas são respaldadas por modelos econômicos mais fortes e tecnologia mais avançada, lembra o ?FT?. Aproximadamente uma em cada cinco pessoas já usa conexão de banda larga e o acesso dos celulares à internet mal começou. A previsão é de que em algum momento da próxima década haverá mais celulares do que computadores pessoais conectados à rede. Enquanto as mensagens eletrônicas foram as comunicações de baixo custo da primeira década da internet, a próxima revolução das comunicações pode girar em torno dos chamados de voz que são responsáveis pela maior parte da receita do setor das telecomunicações. Expansão No primeiro ano de funcionamento do Skype, mais de 140 milhões de pessoas já descarregaram softwares gratuitos da empresa com os quais podem conversar pela internet. É a tecnologia de consumidor de mais rápido crescimento na história. Os analistas consultados na reportagem prevêem mais solidez e rapidez na expansão das pontocom. Para eles, a internet deve pertubar cada vez mais a velha economia. ?A internet vai se tornar concorrente muito séria do cabo e do satélite nas casas, e seu impacto sobre a mídia impressa deve ser dramático?, disse ao ?FT? Roger McNamee, financista do Vale do Silício especializado na indústria da mídia. Conteúdo Uma parte cada vez maior desse conteúdo deve começar a vir dos próprios usuários, a exemplo dos sites de comunidades, como o Orkut. Os blogs, hoje um passatempo de mais de 15 milhões de pessoas, vêm crescendo de forma inesperada. Vistas desde o ponto de vista do ano 2015, os motores de busca e os blogs poderão parecer idéias antiquadas e pitorescas que já terão sido superadas na internet, aposta a matéria. ?Seja qual for sua forma, porém, a próxima tendência provavelmente vai se originar das forças manifestadas nos primeiros dez anos da Internet: uma interconectividade onipresente, ajudada por ferramentas de software que descobrem e tornam utilizáveis as fontes de informação sempre maiores no grande banco de dados global e aberto. Há ainda outra lição que deve continuar válida nos próximos anos para todos: se você quiser pistas sobre como a Internet vai mudar sua vida e o seu cotidiano, basta observar o adolescente mais perto de você?, diz o texto. ### Yahoo compra 40% do Alibaba.com O Yahoo anunciou esta semana um investimento de US$ 1 bilhão em dinheiro pela compra de ações do Alibaba.com, portal chinês dedicado aos negócios e ao consumo. Com a aquisição de 40%, o Yahoo se torna o maior investidor do portal chinês, que obteve lucro de US$ 68 milhões em 2004, mais do que o dobro dos US$ 30 milhões obtidos no ano anterior. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, a negociação, a maior até agora por um ativo de internet na China, permitirá que o Alibaba.com use a marca Yahoo em todo o país por tempo ilimitado, além de utilizar os negócios do Yahoo China. Ferramenta O Yahoo terá 35% dos direitos de voto no Alibaba, em um contrato que pode valorizar a companhia combinada em US$ 4 bilhões, segundo comunicado divulgado por ambas as empresas. A combinação de ambas as empresas incluirá a ferramenta chinesa de busca ?3721.com?, adquirido pelo Yahoo em 2004. O acordo também representa uma ameaça para o portal americano ?eBay?, o maior do mundo em comércio pela Internet. Em junho, a China ultrapassou a marca de 103 milhões de usuários de internet, segundo dados oficiais chineses, segundo maior do mundo depois dos EUA, que possui 159 milhões. O intermediador da aquisição foi o japonês SoftBank, maior investidor do Alibaba e maior acionista estrangeiro do Yahoo. ?O investimento do Yahoo aprofunda nosso compromisso de longo prazo no mercado chinês. Acreditamos que a combinação do Yahoo e do Alibaba é a melhor maneira de a empresa se aproximar da região?, afirmou Terry Semen, presidente e diretor-executivo do Yahoo, no comunicado. Fundada por Jack Ma, ex-professor de inglês, em 1999, ?Alibaba? se tornou o portal mais importante de intercâmbio de negócios e leilões on-line da China. A estrutura do contrato fechado é semelhante ao do Yahoo Japão Corp., do qual o gigante de busca americano tem 33% das ações, enquanto que o Softbank controla 42%.

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