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Supermercado pesa mais no cart�o

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São Paulo - Contas de supermercados, mercearias e padarias representam 24,7% das compras feitas com cartões de crédito no Brasil. Com isso, são a principal fonte de renda para as administradoras de cartões. O dado consta de uma pesquisa divulgada pela Credicard. De acordo com Fernando Chacon, diretor de Marketing da empresa, eletrodomésticos, itens de bazar e vestuário, vendidos pelas grandes redes de hipermercados, ajudam a impulsionar a participação deste ramo no faturamento do setor. Em segundo lugar, estão as roupas: elas representam 18,4% do faturamento dessas empresas, seguidas por moradia, com 14%. “Estes três segmentos já estão consolidados, mas temos a possibilidade de crescer em outros ramos”, diz Chacon. Turismo e entretenimento, como pacotes de viagens e restaurantes, representam 13,6% do faturamento das empresas de cartão de crédito. Os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, são os que mais usam os cartões de crédito em supermercados. Eles concentram 25,9% dos gastos em compras de alimentos. Entre pessoas com mais de 30 anos, esse tipo de gasto representa 21,5%. “Os mais jovens têm uma renda menor e mais necessidade de crédito para suprir as suas despesas correntes”, explica o executivo. A pesquisa da empresa ainda mostra que os brasileiros estão trocando os cheques por cartões de crédito. O volume de cheques compensados caiu de 2,6 bilhões em 2000 para uma estimativa de 1,9 bilhão em 2005. No mesmo período, as transações com cartões de crédito passaram de 731 milhões para quase 1,6 bilhão de previsão para o ano. A participação do cartão de crédito como meio de financiamento, porém, se mantém estável desde 2000 em um patamar entre 12% e 13%. Já a fatia do cheque especial cai ano a ano, de 20,7% em 2000 para 13,7% em 2005. O cheque cede espaço para o crédito pessoal (de bancos, financeiras ou crédito consignado), que aumentou sua participação de 43,2% para 56,3%. FATURAMENTO O mercado brasileiro de cartões de crédito deve fechar o ano com um faturamento de R$ 127 bilhões, o que representa um crescimento real de 18,8% sobre 2004. A previsão é do diretor executivo de marketing da Credicard, Fernando Chacon. O executivo acredita que a vitalidade dos consumidores jovens, entre 18 e 29 anos, é que sustenta o crescimento do setor. “Nesta faixa etária, a utilização do cartão de crédito como meio de pagamento está se consolidando rapidamente. Entre 18 e 29 anos, houve um crescimento de 2,9 pontos percentuais na freqüência de uso do cartão no ano passado, o que reflete o hábito cada vez mais presente nos jovens”, afirma Chacon. Com a expansão recorde prevista para este ano, o total do consumo dos portadores brasileiros de cartões de crédito passará a representar 11,7% do consumo privado nacional. Pesquisa realizada pela Credicard mostrou que 61,9% dos consumidores apontam a praticidade como determinante na utilização do cartão de crédito. A vantagem no crédito foi apontada como fator de utilização do cartão por 19,3%. O setor de alimentos - que vai de supermercados a padarias - responde por 24,7% do faturamento do setor, seguido por vestuário, com 18,4%; moradia, com 14%, e veículos, com outros 13,6%.

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