app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5759
Economia

Promo��o deve movimentar R$ 35 mi

| FÁTIMA ALMEIDA Repórter O setor de comércio espera um faturamento de R$ 35 milhões com a campanha Liquida Maceió, que começa nesta segunda-feira. Serão 12 dias de preços promocionais em produtos de vários gêneros e alguns serviços, como táxi e resta

Por | Edição do dia 19/03/2006 - Matéria atualizada em 19/03/2006 às 00h00

| FÁTIMA ALMEIDA Repórter O setor de comércio espera um faturamento de R$ 35 milhões com a campanha Liquida Maceió, que começa nesta segunda-feira. Serão 12 dias de preços promocionais em produtos de vários gêneros e alguns serviços, como táxi e restaurantes, com descontos que vão variar de 10% a 70%. Os comerciantes são orientados a conseguir descontos com os fornecedores para oferecer preços competitivos. Os produtos e o percentual de descontos dependem de cada comerciante. Por isso, a recomendação para o consumidor é pesquisar os preços antes de comprar. Esta será a quarta edição do evento, criado para incrementar as vendas e liberar estoque num período em que o consumo sofre uma baixa. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, Wilson Barreto, os índices de adesão e de vendas vêm aumentando gradativamente a cada ano. O incremento nas vendas, em relação ao mês de fevereiro, deve chegar a 30%. “No ano passado, o faturamento foi de aproximadamente R$ 25 milhões. Para este ano, a expectativa é de chegarmos aos R$ 35 milhões”, destaca Barreto, contabilizando, entre os cerca de dois mil pontos-de-venda, a adesão de supermercados, postos de combustíveis, panificações, hotéis, restaurantes, taxistas e até do setor de automotores. “As três lojas da General Motors vão promover um feirão de veículos durante o Liquida Maceió”, anuncia o dirigente lojista. Um fator a mais que estimula o otimismo é a desobstrução do centro comercial com o projeto de requalificação, e a saída dos camelôs do trecho que já foi inaugurado, entre as ruas do Comércio, Livramento, Moreira Lima e Boa Vista. “Já existem estatísticas que mostram o aumento de vendas das lojas situadas no trecho requalificado”, garante Barreto. Segundo ele, todos saem ganhando com a promoção do Liquida Maceió. Os comerciantes, porque aumentam as vendas e criam um processo de fidelização dos clientes, já que passaram por um processo de capacitação. Os consumidores concorrem a prêmios, a cada R$ 25 em compras. São dois carros, duas motos e dois caminhões lotados de móveis e utensílios domésticos. Os vendedores também podem ganhar. Por cada prêmio sorteado com o consumidor, o comerciário que fez a venda ganha um cheque de R$ 1.500. ### Lojas de shopping aderem à liquidação O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, Wilson Barreto, diz que o evento tem contado com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Maceió, com recursos financeiros e infra-estrutura, e o resultado desse esforço conjunto para fomentar as vendas já garante um segundo lugar no ranking anual do faturamento do comércio varejista. Há, também, outros parceiros. Antes de iniciar, de fato, a promoção Liquida Maceió, os lojistas e vendedores foram capacitados pelo Sebrae para o atendimento ao cliente e reciclar técnicas de vendas e pós-vendas. Além disso, passaram também por um processo de conscientização, segundo explica Wilson Barreto. As instituições financeiras como Caixa Econômica e Banco do Brasil também são parceiros da campanha e ofereceram linhas de crédito diferenciadas para as empresas que participam do evento. Lazer A campanha de vendas também abre espaço para a promoção social e ocupa o espaço recreativo da orla da Praia de Ponta Verde, hoje, às 9 horas. De acordo com a CDL, serão realizadas atividades de lazer para os filhos de comerciantes e comerciários cujos estabelecimentos participam da campanha Liquida Maceió. Durante o dia de lazer, que marca o lançamento público da campanha, haverá oficina de pintura, distribuição de pipocas e sorvetes, shows de mágica e várias outras atrações. Centro de compras Os cerca de 160 estabelecimentos do Shopping Iguatemi confirmaram participação na campanha Liquida Maceió, entre eles lojas de sapatos, roupas, perfumarias, além das lojas de departamentos instaladas no centro de compras. Os descontos oferecidos aos consumidores devem variar de 10% a 50% e os clientes poderão efetuar o pagamento em condições especiais utilizando cheques pré-datados e cartões de crédito. De acordo com a coordenadora de Marketing do Iguatemi, Cássia Maciel, todas as lojas do shopping estarão participando da promoção. “Esta iniciativa já faz parte do nosso calendário anual de eventos. Nas edições anteriores conseguimos resultados positivos”, afirma. Incremento Cássia Maciel acrescenta que a expectativa dos lojistas do Shopping Iguatemi é de que, durante os dias da campanha, aconteça incremento de 10% no volume de vendas em relação a este mesmo período do ano anterior. Durante a campanha Liquida Maceió 2006, o Shopping Iguatemi vai manter seu horário de funcionamento, isto é, abrirá normalmente às 10h e fechará às 22h.|FAL

Mais matérias
desta edição