app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5899
Economia

McDonald's fecha e desemprega 120

| VITÓRIA ALCÂNTARA Editora de Economia Cerca de 120 pessoas ficaram sem emprego, ontem, quando os dois restaurantes e quiosques da rede McDonald’s em Maceió - no Shopping Iguatemi e na Praia de Jatiúca - foram fechados após quase dez anos de funcionam

Por | Edição do dia 22/03/2006 - Matéria atualizada em 22/03/2006 às 00h00

| VITÓRIA ALCÂNTARA Editora de Economia Cerca de 120 pessoas ficaram sem emprego, ontem, quando os dois restaurantes e quiosques da rede McDonald’s em Maceió - no Shopping Iguatemi e na Praia de Jatiúca - foram fechados após quase dez anos de funcionamento no Estado. Segundo a assessoria de imprensa da corporação McDonald’s no Brasil, as duas unidades foram recompradas do franqueado em Alagoas, o empresário Antônio Accioly, e serão reabertas em um período que pode variar de 60 a 90 dias. Segundo nota da assessoria divulgada à imprensa ontem, neste prazo de até três meses em que os restaurantes ficarão fechados, “o McDonald’s terá de providenciar licenças, alvarás e demais autorizações exigidas pelos poderes públicos para depois reiniciar as operações em seu nome. Essa transição inclui, até mesmo, a dispensa dos funcionários do ex-franqueado, que depois terão preferência do McDonald’s no processo de contratação de pessoal para os pontos-de-venda”. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a corporação não tem interesse de repassar a franquia em Alagoas para outro investidor. A assessoria de imprensa do McDonald’s no Brasil informou que em todo o País 17 franquias estão sendo recompradas pela corporação. Ontem, o restaurante do Shopping Iguatemi chegou a abrir as portas no início do funcionamento do centro de compras, mas foi lacrado pouco depois das 13 horas. Um tecido de TNT branco com o nome do centro de compras foi colocado sobre a logomarca do McDonald’s. O salão de festas foi fechado com correntes e o TNT branco mais uma vez utilizado para vedar as grades do restaurante. Durante a tarde de ontem, apenas as luzes internas do restaurante permaneceram acesas, no corredor de acesso à unidade algumas estavam apagadas. Na unidade da Avenida Álvaro Otacílio, Jatiúca, por volta das 17h30 de ontem, um grupo de oito funcionários concluíam o fechamento do restaurante. Eles não falam à imprensa. Abatidos, tentavam colocar correntes para fechar o acesso ao drive-thru e estacionamento do McDonald’s praia. Neste restaurante também foram colocados tecidos sobre a logomarca e papéis vedam as portas de vidro. Questionados sobre se haveria algum tipo de informe no local para esclarecer os clientes a respeito do fechamento, limitaram-se a responder que um texto seria afixado nas portas da unidade. Os quiosques também foram fechados. ### Franquia custa cerca de US$ 500 mil Segundo informações publicadas no portal do McDonald’s no Brasil, a rede possui mais de 31 mil restaurantes em 119 países e tem um faturamento anual de US$ 43 bilhões. No mundo, cerca de 80% dos restaurantes são operados por franqueados, afirma o texto do portal. A Gazeta apurou que o investimento em uma franquia da marca gira em torno de US$ 500 mil, o equivalente a cerca de R$ 1,07 milhão. Destes US$ 500 mil, US$ 200 mil seriam de capital próprio do franqueado e o restante poderia ser financiado por linhas de crédito especiais para franquia. A taxa de franquia ficaria em torno de US$ 60 mil, com uma taxa de royalties que poderia chegar a 5%. A taxa de publicidade também seria de 5% e o faturamento anual de R$ 200 mil. O retorno do investimento viria num período de cinco a sete anos. 35% do faturmento De acordo com os dados do portal do McDonald’s no Brasil, atualmente os franqueados são responsáveis por 30% do total dos negócios ou das operações da rede de lanches rápidos e respondem por 35% do faturamento total. Ainda segundo informações do portal, o empreendedor pode ser proprietário de mais de uma franquia, além dos segmentos disponíveis como McCafé, quiosques, drive-Thrus, entre outros. No fim de 2004, conforme o texto disponível no portal, 34% dos franqueados possuíam mais de um restaurante McDonald’s, uma média de 4,1 pontos-de-venda por franqueado. |VA

Mais matérias
desta edição