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Nº 5905
Economia

Mercado de celular longe da satura��o

| JB ONLINE Rio de Janeiro e São Paulo - Ao contrário da maior parte das previsões, ainda há espaço para forte crescimento do mercado de telefonia celular brasileiro. A consultoria Telecom prevê que o país deve chegar aos 106 milhões de assinantes até o

Por | Edição do dia 16/04/2006 - Matéria atualizada em 16/04/2006 às 00h00

| JB ONLINE Rio de Janeiro e São Paulo - Ao contrário da maior parte das previsões, ainda há espaço para forte crescimento do mercado de telefonia celular brasileiro. A consultoria Telecom prevê que o país deve chegar aos 106 milhões de assinantes até o fim do ano e aos 170 milhões até 2010. A informação é de José Luis de Souza, presidente da Fitec (fundação e centro de pesquisa) e diretor da consultoria. O Brasil fechou 2005 com 86 milhões de assinantes de celular e atingiu em fevereiro deste ano os 88 milhões de linhas. Souza explica que vários fatores impulsionam o mercado, como novas coberturas que estão por vir, a tecnologia de 3G e a maior adesão das classes C e D, que estão descobrindo o telefone celular graças aos varejistas, que têm facilitado a aquisição de aparelhos via compras parceladas em até 10, 11 e 12 vezes. “Há ainda lugares onde a cobertura não é boa e o serviço deverá ser melhorado”, acredita José Luis de Souza. EM DECLÍNIO Embora o pré-pago hoje represente 80% da telefonia celular no Brasil, espera-se que o crescimento seja centrado nas duas modalidades, com possibilidade de ascensão maior para o celular pós-pago. O pré-pago deve parar de crescer percentualmente. Em 2005, dos 20 milhões de novos assinantes conquistados, 16 milhões foram para o pré-pago, enquanto quatro milhões optaram pelo pós-pago. ///

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