app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia

Ano de 2023 tem aumento do PIB de AL, recorde de safra e queda da taxa

Agência de classificação de risco eleva a nota de Alagoas de ‘BB-’ para ‘BB’, com visão geral estável

Por Carlos Nealdo | Edição do dia 30/12/2023 - Matéria atualizada em 30/12/2023 às 04h00

Aumento do Produto Interno Bruto de Alagoas acima da média nacional, safra recorde de grãos, melhora da nota de classificação de risco do Estado e redução da taxa básica de Juros. Confira o que movimentou a economia local e nacional:

JANEIRO

A estimativa da safra agrícola de 2023 em Alagoas avançou 73,2% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e atingiu 182 mil toneladas, segundo o IBGE.

MAIO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova reajuste tarifário anual de 2023 da Equatorial Alagoas. Para os consumidores residenciais, a alta será de 14,57%. No geral, o efeito médio para todos os consumidores será de 17,5%.

AGOSTO

A Fitch Ratings, uma das maiores agências de rating nacional de longo prazo eleva a nota na classificação de risco de crédito de Alagoas de 'BB-' para 'BB'. A visão geral é estável.

SETEMBRO

O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB), estima o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas em 6,9% para este ano. Trata-se do maior avanço entre os estados da região, e o terceiro maior do país, atrás apenas do Mato Grosso, cuja estimativa de alta da atividade econômica é de 8,2%, e Tocantins (7%).

OUTUBRO

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que a produção de petróleo e gás natural de Alagoas aumentou 51% nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado deste ano é de 80.762 barris de óleo equivalente por dia, ante 53.515 nos oito primeiros meses de 2022.

DEZEMBRO

Depois da quarta queda consecutiva, a Selic chegou a 11,75% ao ano. O Copom já prometeu mais cortes em 2024.

Mais matérias
desta edição