app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Economia

Fluxo de voos em janeiro tem aumento de 15,4% em Alagoas

Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo, mais de mil voos serão operados no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Por ANNA CLÁUDIA ALMEIDA | Edição do dia 05/01/2024 - Matéria atualizada em 05/01/2024 às 08h24

Mais de mil voos serão operados no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares somente neste mês. Isso representa um crescimento de 15,4% se comparado ao mesmo período do ano passado. Somando com o fluxo de dezembro, o saldo de pousos e decolagens será acima de dois mil voos operados por diversas companhias.

Os dados fornecidos pela empresa que administra o aeroporto do estado apontam que em dezembro de 2023, o crescimento de 19,90% foi ainda mais expressivo em relação ao mesmo período do ano anterior.

A estimativa, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), é de que mais de 1 milhão de turistas passem pelo aeroporto de Alagoas, entre os meses de dezembro de 2023 a março de 2024.

“Todo esse fluxo turístico deve injetar cerca de R$ 2 bi na economia estadual durante esta que deve ser a maior alta temporada da história. Este desempenho positivo é também uma boa notícia para nossos cidadãos, já que este setor gera cada vez mais emprego e renda aos nossos cidadãos”, ressaltou a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

Em julho do ano passado, uma obra foi entregue para ampliar em 70% a capacidade de operações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. O setor, que está em plena expansão, já conta com mais de 45 mil leitos em diversos empreendimentos de hospedagem em Alagoas, segundo a Setur. Ao todo, outros 16 empreendimentos estão em construção do Litoral ao Sertão e devem agregar mais outros quatro mil leitos até 2025 no estado.

Além do aeroporto da capital, outro importante portão de entrada de visitantes é a Rodoviária de Maceió que, ainda de acordo com dados da Setur, registrou o maior fluxo dos últimos quatro anos. Em todo o ano de 2023, mais de 1 milhão pessoas embarcaram e desembarcaram pela rodoviária da cidade.

A temporada de cruzeiros em Alagoas também será a maior da história: serão 10 navios com 27 paradas no porto da capital alagoana, com um aumento de 97% na oferta de leitos em comparação à temporada anterior. Nos navios de trechos nacionais e internacionais, o aumento foi de 42% no número de embarcações e 40% em relação às paradas no estado.

Seguindo uma estimativa da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), é esperado que cerca de R$ 80 milhões sejam injetados na economia do estado com o fluxo de turistas.

companhias

Somente a companhia GOL terá aumento de 76% nas operações, oferecendo nova rota de Congonhas a Maceió. Serão ampliadas também viagens da capital alagoana a Brasília, Belo Horizonte, Guarulhos e Salvador.

Já a Azul Linhas Aéreas realizará 2,7 mil voos extras até o início de fevereiro, sendo 52% das viagens na região Nordeste (1.419). As frequências que sobressaem ficam por conta das conexões de Campinas-SP a Fortaleza (174 voos extras), do Recife-PE a João Pessoa-PB (172) e de Campinas-SP para Maceió-AL (112).

Mais matérias
desta edição