app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia

Concurso Público Unificado será realizado em dois municípios de AL

As regras do certame que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos serão publicas hoje

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 10/01/2024 - Matéria atualizada em 10/01/2024 às 04h00

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista com os nomes das cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Unificado (CPNU), que deve ser realizado em março de 2024. Dois municípios alagoanos compõem a lista: Maceió e Arapiraca.

No total, 180 cidades receberão o certame. A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela comissão organizadora do CPNU para a escolha das localidades.

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas.

A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.

A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

Na região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

No Nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Já na região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal.

O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo.

Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.

As regras para que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos serão publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10). A previsão é de que as inscrições estejam abertas entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital apresentará “informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.

Mais matérias
desta edição