app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Economia

Confira os destaques da economia alagoana #MA11072024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 11/07/2024 - Matéria atualizada em 11/07/2024 às 04h00

Reforma aprovada

O relator do projeto de regulamentação da reforma tributária na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-SP), afirmou após a aprovação do texto nessa quarta-feira (10) que a medida vai aumentar a renda da população e alinhar o modelo tributário do Brasil ao dos principais países do mundo.


Crescimento

“Fizemos a maior reforma estruturante para a economia brasileira. Com a reforma tributária, todos os setores econômicos vão crescer. Isso vai significar mais de R$ 6 mil no bolso do povo brasileiro de renda per capita. No Brasil, a renda per capita está baixa e, para voltar a crescer, tem que colocar dinheiro no bolso do povo brasileiro”, afirmou o relator após a votação.


Simpósio

O 39º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas teve a abertura realizada na manhã dessa quarta-feira (10), no Centro de Convenções, em Maceió. Consagrado como um dos maiores eventos do Brasil no setor e com uma programação bastante diversificada, o encontro acontece até esta sexta-feira (12).


Conteúdo

Durante a abertura do evento, a palestra “Perspectivas do setor sucroenergético brasileiro: uma visão para o futuro” trouxe as observações sobre o setor proferidas pelo dr. Marcos Fava Neves e mediada por Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar/AL.


Homenagens

Um dos destaques do evento foi a homenagem a profissionais do setor em Alagoas. Neste ano foram homenageados Cariolando Cavalcante, Cristóvao Lins e Luis Carlos Molion.


Público

De acordo com o presidente da Stab Leste, Cândido Carnaúba, mais de 800 pessoas se inscreveram para o evento, sendo esperado que, além disso, mais de mil pessoas passem pelo local ao longo desses dois dias. Até amanhã, serão realizadas 50 palestras sobre as áreas de produção agrícola e industrial da cana em Alagoas.


IPVA

Em Alagoas, 208.935 proprietários de veículos e motocicletas possuem isenção do IPVA. Este número representa cerca de 20% da frota em circulação. O benefício é ofertado para diversos grupos e deve ser solicitado por meio da atendente virtual da Sefaz a Nise.


Isenção

Pessoas com deficiência, taxistas, locadoras de veículos, serviços turísticos, proprietários de motocicletas até 175 cilindradas (cc) e diversas entidades são contemplados com o benefício. Qualquer pessoa que se encaixe em um desses padrões pode realizar o pedido de isenção por meio da Nise, pelo site da secretaria (sefaz.al.gov.br).


Frango

A queda nas exportações brasileiras de carne de frango em junho não compromete a projeção de crescimento dos embarques este ano, destacou nesta semana a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


Exportações

No último mês, as exportações brasileiras de carne de frango in natura e processada somaram 435,9 mil toneladas, queda de 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em receita, a queda foi de 10,6% na mesma comparação, para US$ 793,6 milhões.

Mais matérias
desta edição