Imposto de Renda
Receita libera declaração pré-preenchida, mas com parte dos dados
Agora, os dados serão informados em dois "lotes": um nessa segunda-feira e outro no dia 1º de abril


A Receita Federal liberou nessa segunda-feira (17) a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2025. Inicialmente, foi informado que a modalidade só estaria disponível no dia 1º de abril. Agora, os dados serão informados em dois "lotes": um nessa segunda-feira e outro no dia 1º de abril.
Segundo o Fisco, os rendimentos recebidos de pessoa jurídica integram as informações já disponíveis.
Parte dos dados para a declaração pré-preenchida estão disponíveis. O primeiro "lote" de informações foi liberado ontem, já o segundo só estará disponível em 1º de abril. "A pré-preenchida já está em funcionamento, apenas não foi possível carregar todas as informações", disse o auditor-fiscal Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, supervisor regional do Imposto de Renda no estado de São Paulo.
1º lote (17 de março): Estão disponíveis informações da declaração anterior do contribuinte (identificação, endereço, entre outros); rendimentos e pagamentos da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e Carnê-Leão Web; rendimentos isentos por causa de doença grave e códigos de juros (incluindo Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)).
2º lote (1º de abril): Serão liberadas informações de contribuições de previdência privada; saldo de conta bancária, investimentos e poupança; imóveis adquiridos; doações efetuadas no ano-calendário; informação de criptoativos; conta bancária/poupança e investimentos ainda não declarados e contas bancárias no exterior.
Inicialmente, Receita Federal tinha informado que a declaração pré-preenchida só estaria disponível em 1º de abril. Na última quarta-feira (12), o órgão informou que "questões técnicas" atrasaram a disponibilidade da declaração pré-preenchida. Hoje, o superintendente-adjunto da Receita Federal em São Paulo, Cláudio Ferrer de Souza, classificou como "errônea" a informação da semana passada de que a modalidade só estaria disponível em 1º de abril.
"Algumas informações relevantes, como rendimentos recebidos, rendimentos de fontes pagadoras já estarão disponíveis a partir de hoje [ontem]", disse Cláudio Ferrer de Souza, superintendente-adjunto da Receita.
Ferrer explica que a insegurança sobre as informações fornecidas pelas instituições impediu a liberação antecipada de todos os dados no modelo pré-preenchido. "Essas informações bancárias são mais complexas de analisar", afirmou o superintendente-adjunto da Receita Federal. "Nós gostaríamos de já ter tudo agora, mas até por uma questão de responsabilidade, vamos aguardar para disponibilizar", reforçou Ribeiro.
"Se carregarmos as informações com uma série de erros nas declarações pré-preenchidas, isso geraria uma enorme confusão. O contribuinte vai conferir [os valores] e isso vai gerar uma insegurança muito grande", disse