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quarta-feira, 07/05/2025 | Ano | Nº 5961
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Dia das Mães deve injetar quase R$ 56 milhões na economia de Maceió

De acordo com o levantamento, desse total, R$ 32,4 milhões serão investidos em compras de presentes; já R$ 23,4 milhões serão gastos em comemorações

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O tíquete médio estimado para a compra dos mimos será de R$ 183,99
O tíquete médio estimado para a compra dos mimos será de R$ 183,99 | Foto: Divulgação

Pesquisa divulgada nessa terça-feira (6), pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), estima que o Dia das Mães deve injetar R$ 55,8 milhões na economia de Maceió. De acordo com o levantamento, desse total, R$ 32,4 milhões serão investidos em compras de presentes. Já R$ 23,4 milhões serão gastos em comemorações.

O tíquete médio estimado para a compra dos mimos será de R$ 183,99. Para as comemorações, o gasto médio vai ser de R$ 120,07.

Para os 70% que pretendem presentear este ano, 53,5% vão adquirir um item; 27,7% devem comprar dois; e 12,9% investirão em três produtos. A compra de quatro (2,8%), cinco (0,8%) ou mais de cinco (2,2%) presentes também serão opções.

Roupas e acessórios lideram a preferência dos consumidores (30,6%), seguidos de itens de beleza e perfumaria (22,3%), calçados (10,5%), bolsas e carteiras (9,9%), joias ou bijuterias (7,3%) e eletrodomésticos (6,9%), além de flores (1,7%), livros (0,6%), chocolates (0,4%) e viagens (0,2%).

Os valores investidos são entre R$ 101 a R$ 150 (21,6%), entre R$ 151 e R$ 200 (18,8%), entre R$ 51 a R$ 100 (13,5%) e entre R$ 201 a R$ 250 (13,24%), entre outras faixas. Segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio, a qualidade dos produtos (32,4%) representa o maior atrativo para o consumidor na hora da compra, mas fatores como promoções (26,8%), preços baixos (20,4%) e atendimento (6,6%) também importam.

Para as compras, os shoppings (45,7%) e o Centro de Maceió (34,8%) serão os locais mais procurados, seguidos do e-commerce (12,4%) e das lojas de bairro (4,8%). Isoladamente, o Pix (30,5%) aparece como o meio de pagamento de deverá ser mais utilizado, mas o cartão de crédito surge como opção nas compras parceladas (29,9%), à vista no débito (15%) e no rotativo (13,7%), além do dinheiro (8,4%) e do crediário (1,8%).

O presidente da Fecomércio-AL, Adeildo Sotero, lembra que por seu forte significado, o Dia das Mães traz um elevado volume de vendas, impulsionando o consumo de bens e experiências. "O impacto comercial é tão grande que é comum ser comparado, no meio empresarial, com as vendas de Natal”, observa.

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