loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 09/05/2025 | Ano | Nº 5963
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Economia

Automóveis

Abril registra venda de 218 veículos por dia em Alagoas, aponta Fenabrave

Volume representa um crescimento de 15,6% na comparação com março, quando foram comercializados 5,8 mil unidades

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
No mês passado, foram comercializadas no estado 6.762 unidades novas
No mês passado, foram comercializadas no estado 6.762 unidades novas | Foto: Divulgação

As vendas de veículos novos em Alagoas registraram um crescimento de 15,6% em abril, na comparação com o mês de março. No mês passado, foram comercializadas no estado 6.762 unidades, ante 5.845 vendidas no mês anterior.

De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nessa quarta-feira (7), a cada dia de abril, foram vendidos 218 veículos no estado - incluindo automóveis, comerciais leves, caminhão, ônibus e motocicletas.

Na comparação com abril do ano passado, quando foram comercializados 6.406 veículos, houve um crescimento de 5,5%. No acumulado do ano, a saída de veículos novos das concessionárias registrou aumento de 12,6%, saindo de 21.567 unidades no primeiro quadrimestre do ano passado, para 24.299 este ano.

Motocicletas

Em abril, as vendas de motocicletas atingiu 4.582 unidades, um crescimento de 19,3% ante o mês de março, quando foram comercializadas 3.839 unidades. No acumulado do ano, foram vendidas 15.928 motos, um avanço de 12,9% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2024.

Na contramão de Alagoas, as vendas de veículos zero quilômetro no Brasil tiveram no mês passado queda de 5,5% na comparação com abril de 2024, quando o mercado teve a ajuda de um calendário com dois dias úteis a mais No total, 208,7 mil unidades foram vendidas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O balanço da Fenabrave está em linha com as previsões de desaceleração do setor, ainda que o volume mensal tenha sido o melhor do ano até aqui, com crescimento de 6,7% ante março.

Nos quatro primeiros meses de 2025, as vendas tiveram crescimento de 3,4%, somando 760,3 mil veículos.

Colocando na conta o efeito dos juros altos e a desaceleração da atividade econômica, a previsão da Fenabrave é de crescimento de 5% das compras de veículos novos no Brasil neste ano.

Trata-se de uma diminuição de ritmo em relação à alta de 14% de 2024. A entidade, no entanto, adianta que pode rever seus prognósticos após o fechamento do balanço de junho.

A Anfavea, associação das montadoras, prevê crescimento de 6,3% das vendas de veículos neste ano.

Relacionadas