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TURISMO EM ALTA

Alagoas terá 19 novos hotéis e 9 mil leitos em até quatro anos

Gabriel Cedrim, presidente da ABIH, diz que o setor está otimista com os novos empreendimentos previstos para os próximos anos

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Rede hoteleira alagoana registrou uma ocupação de 88,21%  na Semana Santa
Rede hoteleira alagoana registrou uma ocupação de 88,21% na Semana Santa | Foto: Ascom / Setur

Alagoas terá 19 novos hotéis e 9 mil leitos que vão gerar mais de 1,3 mil empregos diretos em até quatro anos. Os empreendimentos estarão distribuídos, principalmente, nas cidades de Maceió, Barra de São Miguel, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Coruripe e Penedo.

A previsão é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), que aponta para a descentralização do turismo e assim ampliar a estadia média dos turistas no estado.

“A gente está recebendo esses novos equipamentos hoteleiros que, juntos, vão somar nove mil leitos para o Estado de Alagoas e atingindo diferentes públicos para que a gente aumente nossa capilaridade comercial do destino”, comemora Gabriel Cedrim, presidente da ABIH/AL.

Gabriel Cedrim diz que o setor está otimista com os novos empreendimentos previstos para os próximos anos. “Quanto mais opção a gente tem de turismo diferente aqui dentro do estado, mais a gente aumenta essa possibilidade de comercializar diferentes experiências. Isso acaba impactando bastante na permanência média de turistas no estado. Isso gera mais riqueza, gera mais emprego”, afirma o presidente da Abih.

Para este ano está prevista a construção de um hotel na beira-mar da Pajuçara direcionado ao “mercado premium”, que vai dispor de 330 apartamentos, segundo informou Gabriel Cedrim. “Estamos buscando não só diversificar o público, mas também atrair o público mais premium para a cidade”, completa. Esse mercado hoteleiro é caracterizado por ofertas de luxo e experiências personalizadas.

A ABIH/AL destaca que o setor hoteleiro aposta na criação de 1,3 mil empregos com a abertura de 9 mil leitos, gerando mais oportunidades e crescimento para o turismo, um dos setores que mais cresce no país.

Segundo o observatório de turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), são 893 meios de hospedagens em Alagoas. “Este ano o cenário é diferente. A combinação do feriado prolongado com as ações contínuas de promoção do destino fez a diferença. Os números mostram que estamos no caminho certo”, afirma Gabriel Cedrim, presidente da ABIH-AL.

De acordo com Cedrim, o crescimento da ocupação hoteleira é reflexo direto dos investimentos realizados por meio da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. As ações de divulgação do estado em feiras nacionais e internacionais, além do fortalecimento do relacionamento com operadoras e agentes de viagens, têm colocado Alagoas em evidência como um dos destinos mais desejados do Brasil.

“A presença em grandes feiras de turismo, o networking realizado, projetos que ajudam nas vendas, como o Vem com Agente para Alagoas, estão gerando resultados concretos. Alagoas está cada vez mais consolidada como destino atrativo o ano inteiro, e não apenas na alta temporada”, destaca Cedrim.

FORÇA NO INTERIOR

É justamente no interior onde o turismo alagoano vem ganhando maior força. Levantamento divulgado recentamente pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) revela que as atividades turistas no interior do Estado movimentaram R$ 1,53 bilhão em 2022, um crescimento de 55,8% na comparação com o ano anterior. Isso significa que em 2022, os turistas que visitaram o interior deixaram R$ 4,1 milhões por dia na economia local.

Quando analisada a série histórica – iniciada em 2015 – o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo no interior registrou crescimento de 194,2%, o avanço de três vezes, comparando o VAB de R$ 520,1 mil daquele ano com o de 2022.

O VAB do turismo é o dinheiro que o turista deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios e maior crescimento econômico.

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