loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 16/05/2025 | Ano | Nº 5968
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Economia

Luto

Morre empresário Enaldo Marques, aos 54 anos

repercutiu fortemente nos meios empresarial, de comunicação, publicitário e esportivo de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
O corpo de Enaldo Marques foi sepultado no início da noite dessa quinta-feira, no Parque das Flores
O corpo de Enaldo Marques foi sepultado no início da noite dessa quinta-feira, no Parque das Flores | Foto: Ailton Cruz

Morreu nessa quinta-feira (15) o empresário Enaldo Marques, de 54 anos, após uma luta contra o câncer. À frente da Grafmarques, uma das empresas mais sólidas do segmento gráfico em Alagoas, Enaldo construiu uma trajetória marcada por visão de negócio, inovação e respeito às relações institucionais e humanas.

Vice-presidente da Associação Comercial de Maceió (ACM) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), Enaldo era reconhecido como um articulador nato, com forte atuação em defesa do comércio local e da classe empresarial.

Sua liderança à frente da Grafmarques tornou-se referência pelo modelo de gestão que valorizava tanto a eficiência operacional quanto o cuidado com colaboradores, fornecedores e clientes.

Em nota, o presidente da ACM e da Federalagoas, Kennedy Calheiros, lamentou profundamente a perda e destacou o legado de Enaldo. “Ele foi um exemplo de empreendedorismo comprometido com o desenvolvimento do nosso estado, sempre disposto ao diálogo e à construção coletiva”, afirmou.

Além de sua destacada atuação empresarial, Enaldo também se destacou no esporte alagoano. Apaixonado pelo CRB, ocupou cargos estratégicos no clube, como presidente do Conselho Deliberativo e do Comitê Gestor, sendo uma das principais vozes no resgate institucional e esportivo do time, que viveu sob sua influência um período de grandes conquistas.

Natural do Paraná, mas alagoano de coração, Enaldo iniciou sua trajetória empreendedora em Santana do Ipanema, cidade que marcou seu início no comércio e onde consolidou sua vocação para os negócios. Seu nome passa a integrar, agora, a galeria de grandes empresários que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento econômico de Alagoas.

A ACM, a Federalagoas e representantes de diversos setores econômicos prestaram condolências à família e aos amigos.

A morte de Enaldo Marques repercutiu fortemente nos meios empresarial, de comunicação, publicitário e esportivo de Alagoas. Diversas entidades e personalidades manifestaram pesar pela perda.

Para o publicitário Hermann Fernandes, da Chama Publicidade e ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade em Alagoas (Abap-AL), Enaldo foi uma figura fundamental para a modernização do setor gráfico no estado.

“Enaldo sempre manteve um perfil empreendedor e, através da Grafmarques, colocou a indústria gráfica alagoana na vanguarda. O mercado gráfico evoluiu bastante puxado por essa locomotiva e o mercado publicitário passou a ter ainda mais segurança na hora de demandar projetos gráficos desafiadores. Alagoas perde um empreendedor, a publicidade perde um grande parceiro e posso dizer que perco um amigo”.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) também emitiu nota lamentando a morte do empresário:

“A Federação Alagoana de Futebol lamenta profundamente o falecimento de Enaldo Marques, Presidente do Comitê Gestor do Clube de Regatas Brasil. Com uma trajetória marcada por dedicação e liderança, Enaldo foi figura essencial na história recente do CRB, tendo ocupado cargos como Presidente do Conselho Deliberativo, Diretor Administrativo e Diretor das Categorias de Base. Em respeito à sua memória e à sua contribuição ao futebol alagoano, a FAF decreta luto oficial de três dias. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e a toda a nação regatiana”.

O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, destacou a relevância de Enaldo para o desenvolvimento do setor gráfico e da comunicação em Alagoas.

“O Enaldo Marques é uma referência no mercado. O governo do estado de Alagoas tem um reconhecimento pelo que ele construiu na área gráfica. Lamentamos essa partida tão cedo de um empreendedor que fez história no estado e que contribuiu para que o setor fosse referência no Nordeste. Ressaltamos também a importância do Enaldo Marques para a área da comunicação do estado de Alagoas”, afirmou.

A secretária de Comunicação de Maceió, Eliane Aquino, também se manifestou emocionada. “Enaldo foi um visionário e um entusiasta na área gráfica, e deu uma contribuição significativa ao estado de Alagoas como empresário. Perco um parceiro, um amigo, alguém que sempre torceu por mim. Que ele siga em paz e no conforto da luz divina. Meus sentimentos ao Guilherme e família, e aos funcionários da Grafmarques e Infinni.”

Luís Amorim, diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, ressaltou o legado de Enaldo no ambiente empresarial. “A morte de Enaldo Marques representa uma perda significativa para o setor empresarial de Alagoas. Sua atuação à frente da Grafmarques e seu papel nas entidades representativas demonstraram competência, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento do Estado. Foi um articulador respeitado, que soube construir com seriedade e equilíbrio. Deixa um legado que merece ser reconhecido. Meus sentimentos à família, e aos amigos e colaboradores neste momento de profunda dor.”

Luiz Antonio Jardim, sócio-diretor das Casas Jardim, também lamentou o falecimento do empresário. "Enaldo além de empresário exemplar sempre pesquisando e investindo em inovação por acreditar no seu negócio e no nosso Estado, resultando sua inspiração e seu trabalho numa empresa forte, admirada pelo mercado e reconhecida pela qualidade na gestão e nos resultados, nosso amigo e companheiro de tantos anos de Associação Comercial, era muito atuante em vários segmentos da sociedade e tinha uma habilidade genuína de construir relacionamentos, sendo uma pessoa sempre cordial e de presença muito agradável nas reuniões e rodas de conversas pelo seu conteúdo e forma motivadora de conduzir os assuntos."

O Clube de Regatas Brasil (CRB) também prestou homenagem ao dirigente nas redes sociais.

“O Clube de Regatas Brasil lamenta profundamente o falecimento do nosso Presidente do Comitê Gestor, Enaldo Marques. Desde 2021 no cargo, Enaldo possui uma grande trajetória pelo Clube, já tendo sido Presidente do Conselho Deliberativo, Diretor Administrativo e Diretor das nossas Categorias de Base, estando sempre presente de forma importante nas gestões. Regatiano apaixonado, ele nunca mediu esforços para ajudar o nosso clube, sendo um dos principais pilares da nossa evolução, dentro e fora das quatro linhas. O Galo de Campina perde um grande líder e gestor, que sem dúvidas está marcado na nossa história. Descanse em paz, Presidente.”

Na oportunidade, a presidente do CSA, Mirian Monte, externou profundo pesar pela morte do empresário.

"O futebol alagoano perde um grande dirigente, mas seu legado permanecerá inspirando e trazendo frutos para o fortalecimento dos clubes de Alagoas e desse esporte tão importante para o nosso povo. Nossos sentimentos e respeito aos seus familiares e amigos."

Relacionadas