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Nº 5901
Economia

Professora defende gera��o mais cr�tica

Graduada em Administração e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), a professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e mestranda em Filosofia pela USP, Christiane Coutheux Trindade falou à Gazeta sobre o crescimento do consumo infantil e

Por | Edição do dia 16/11/2008 - Matéria atualizada em 16/11/2008 às 00h00

Graduada em Administração e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), a professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e mestranda em Filosofia pela USP, Christiane Coutheux Trindade falou à Gazeta sobre o crescimento do consumo infantil e adolescente no Brasil, como a publicidade atinge esse público e o que pais podem fazer para evitar um consumismo desenfreado. Leia a seguir os principais trechos da entrevista. *** GAZETA – O que faz crianças e adolescentes representarem uma fatia tão expressiva no mercado? Christiane Trindade – A participação expressiva é reflexo da oferta crescente de produtos e serviços especificamente dedicados a esse público. Observamos hoje, em diversos setores, uma tendência cada vez mais acentuada à segmentação, isto é, ao direcionamento focado dos esforços empresariais a grupos reduzidos de consumidores. Alguns se destacam como sendo potencialmente lucrativos; o mercado infantil é um deles. Do lado do consumidor, percebemos uma série de mudanças sociais, que acabam por favorecer o consumo infantil. A já consolidada presença da mulher no mercado de trabalho é uma delas. A ausência no cotidiano dos filhos faz com que muitos pais se sintam culpados e busquem toda sorte de alternativas para compensar isso. Ceder aos pedidos das crianças e oferecer-lhes presentes são soluções aparentes. ///

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