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TURISMO DE NEGÓCIO

Eventos corporativos injetam quase R$ 175 milhões na economia de Alagoas

Empresário Milton Vasconcelos avalia que o turismo alagoano sofre com a sazonalidade

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Quase 130 eventos corporativos ocorreram em Alagoas e geraram perto de R$ 175 milhões em 2024
Quase 130 eventos corporativos ocorreram em Alagoas e geraram perto de R$ 175 milhões em 2024 | Foto: Nathália Louise / Ascom Setur

Quase 130 eventos corporativos ocorreram em Alagoas e geraram perto de R$ 175 milhões em 2024, valor injetado na economia alagoana por meio do turismo de negócios. Esse caminho para movimentar a capital e cidades do interior, mesmo na baixa temporada, cresce a cada dia.

A arrecadação do estado cresce em eventos corporativos, mesmo quando não é feriado e datas festivas que lotam o litoral alagoano. Aumenta o consumo de energia, de combustível, presença em bares, restaurantes, uso de transporte, de alimentação e procura da rede hoteleira.

O empresário Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention, uma das entidades que ajudam a atrair eventos para o estado, destaca que o trabalho realizado para que os eventos corporativos ocorram na baixa temporada em Alagoas envolve parcerias importantes como a Secretaria de Turismo (Setur).

O alvo é o turista de negócios que gasta, em média, quatro vezes mais do que o turista de lazer, segundo o Ministério do Turismo.

“O turismo de lazer concentra-se nas férias escolares e feriados como o Carnaval e a Semana Santa. Já o turismo de negócios cumpre um papel fundamental na baixa temporada, trazendo fluxo de visitantes justamente nos períodos de menor demanda. É um segmento que vem mostrando muita força e potencial de crescimento”, destaca Milton Vasconcelos.

O empresário avalia que o turismo alagoano sofre com a sazonalidade, mas que os eventos realizados na baixa temporada tem crescido no estado.

“Há essa questão da sazonalidade e de depender totalmente do ‘turismo de sol e mar’. A baixa temporada é o período que a gente precisa mais e esses eventos vão impactar na cadeia, com recursos circulando no estado. É um desafio gigante. A gente mostra um diferencial, não só beleza, mas logística, estrutura e um trabalho contínuo”, finaliza Milton Vasconcelos.

Turismo como um todo

Quando se leva em conta o turismo como um todo, o setor alagoano faturou R$ 127,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números – que não levam em conta os serviços aéreos – foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados, somente em março, o turismo alagoano apresentou avanço de 8,5% ante março do ano passado. Na análise regional, o Estado da Bahia obteve o melhor desempenho em março. O faturamento do Turismo cresceu 20,4%, impulsionado pelo carnaval. Em seguida, Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), também beneficiados pelo período festivo.

Rio Grande do Norte (13,2%), Santa Catarina (12,1%) e Mato Grosso do Sul (11,7%) também apontaram crescimento, indicando que a boa performance do setor em praticamente todas as regiões do País.

Em nível nacional, o setor turístico movimentou R$ 55,4 bilhões no primeiro trimestre. O valor superou o melhor resultado da série histórica da pesquisa produzida pela FecomercioSP. O recorde anterior era de 2014, quando o setor movimentou R$ 52,5 bilhões.

Os valores, já corrigidos pela inflação, apontam uma alta acumulada de 5,8% no ano. Em março, o setor conquistou R$ 18 bilhões, registrando crescimento de 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado — o melhor resultado para março desde 2012.

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