loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 08/12/2025 | Ano | Nº 6114
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Economia

MERCADO

Junho registra o menor tempo para abertura de empresa em Alagoas

Análise feita pela Redesim observa desde a criação do protocolo até a disponibilização do documento autenticado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Junho registra o menor tempo para abertura de empresa em Alagoas
| Foto: ASCOM JUCEAL

Análise feita pela Redesim observa desde a criação do protocolo até a disponibilização do documento autenticado

Nove horas e 52 minutos. Esse é o tempo médio para abertura de empresas em Alagoas. Dado divulgado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e confirmado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) é o menor tempo registrado no ano.

A análise feita pela Redesim observa todo o andamento de um processo para abertura empresarial, desde a criação do protocolo até a disponibilização do documento autenticado para o empresário.

Esse fluxo envolve as etapas de consulta prévia – pesquisa de viabilidade de nome e localização –, validação cadastral e análise do processo. No Estado, ele é feito por meio do Portal Facilita Alagoas.

Segundo a rede, em junho, Alagoas estabeleceu os tempos de 5 horas e 40 segundos para resposta quanto à consulta prévia, 37 segundos para validação dentro do sistema e 4 horas e 11 minutos para resposta dos processos de constituição por parte da Junta Comercial, o que resultou no total de 9 horas 52 minutos.

Mostrando uma mudança de tendência, o tempo de junho contou com uma melhora acentuada em relação aos meses anteriores. Em janeiro, o tempo médio foi de 10 horas e 32 minutos; em fevereiro, de 11 horas e 16 minutos; em março, de 11 horas e 55 minutos; em abril, de 11 horas e 25 minutos; enquanto em maio foi de 12 horas 32 minutos.

Mesmo com o aumento no número de processos, o que refletiu no recorde de abertura de empresas no semestre, o tempo médio de aberturas nos primeiros seis meses ainda é menor do que médias anuais registradas em anos anteriores. Em 2025, o tempo de Alagoas consta em 11 horas e 15 minutos, aproximando-se do recorde de menor tempo, anotado em 2024, que foi de 11 horas 13 minutos.

Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, a perspectiva é diminuir ainda mais a marca e bater o recorde anual.

“Ficamos felizes em atingir o menor tempo de 2025, mas tenho certeza que esse tempo irá diminuir. Nos próximos dias, lançaremos a análise interna com auxílio da inteligência artificial, que será disponibilizada também para empreendedor, de forma externa, para que faça a conferência do processo. Isso vai diminuir muito o número de exigências, que são os erros encontrados nos processos empresariais”, anunciou.

RECORDE HISTÓRICO

Alagoas abriu 23.685 empresas no primeiro semestre de 2025, batendo o recorde na história do Estado para o período. De acordo com a Juceal, o número é 26,52% superior ao valor obtido em 2024, de 18.721 empresas, e 11% superior ao quantitativo atingido em 2021, de 21.388 negócios, antigo recorde para o período.

O total chega ainda a ser superior a marcas anuais, ficando acima dos quantitativos alcançados nos doze meses de cada ano anterior a 2018.

A Junta Comercial também registrou, de janeiro a junho, 17.886 microempreendedores individuais (MEIs), 4.145 microempresas (MEs), 1.131 empresas de pequeno porte (EPPs) e 523 negócios considerados sem porte.

Para todos os portes, houve crescimento quando comparados a 2024. Em relação aos MEIs, o aumento foi de 27,6%. Para as MEs, o aumento foi de 21,8%. Para as EPPs, o aumento foi de 32,13%. Enquanto para os negócios considerados sem porte, foi de 17,53%.

Relacionadas