Automóveis
Venda de veículos novos em Alagoas avançam 10,4% em julho
Dados da Fenabrave mostram que foram comercializadas 7.290 unidades


As vendas de veículos novos em Alagoas registraram crescimento de 10,4% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado na quinta-feira (7), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Segundo o levantamento, no mês passado, foram comercializados no estado 7.290 veículos, ante as 6.603 unidades vendidas em julho do ano passado. Os negócios levam em conta automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões, ônibus e motocicletas.
As vendas de julho foram puxadas pelas motos, com 4.718 unidades, o que representa um crescimento de 8,6%. Em seguida aparecem os automóveis, com 1.883 unidades, crescimento de 18,8%.
No acumulado do ano, as vendas em Alagoas somaram 44.056 veículos, um avanço de 13,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nessa base de comparação, a comercialização segue liderada pelas motos, com 29.021 unidades, alta de 13,5%. Em seguida aparecem os automóveis, com 10.488 registros e aumento de 11,5%.
Em todo o país, as vendas de carros e comerciais leves em julho somaram 229,95 mil unidades, um crescimento de 13,75% ante o mês anterior e avanço de 1,18% na relação anual. No acumulado de janeiro ao final de julho, as vendas do segmento cresceram 4,4%, a 1,36 milhão de unidades.
Segundo a Fenabrave, as vendas de julho foram iimpulsionadas pela redução na carga tributária que entrou em vigor no início do mês passado.
O programa Carro Sustentável lançado pelo governo federal em julho reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), algo que o presidente da Fenabrave afirmou que contribuiu para a alta das vendas.
O programa Carro Sustentável lançado pelo governo federal em julho reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), algo que o presidente da Fenabrave afirmou que contribuiu para a alta das vendas.
"A nova política de IPI para automóveis impactou os preços dos veículos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve refletir nos emplacamentos do restante do ano, fazendo com que o setor mantenha o crescimento estimado pela Fenabrave, de 5%", disse Arcelio Junior em comunicado à imprensa.
As vendas de caminhões novos fecharam julho com salto de 25,7% ante junho, algo que a Fenabrave atribuiu em parte ao número de dias úteis maior de emplacamentos do mês passado ante o anterior.
Na comparação com julho de 2024, as vendas de caminhões novos caíram 5%.