loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 20/08/2025 | Ano | Nº 6036
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Economia

Comércio exterior

Trump amplia tarifaço sobre aço e alumínio para mais de 400 produtos

A nova lista de produtos sujeitos às tarifas foi publicada pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteira

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O presidente Donald Trump surpreendeu a indústria e o varejo americanos ao ampliar suas tarifas sobre aço e alumínio para incluir mais de 400 itens de consumo que contêm esses metais, como motocicletas e utensílios de mesa. Despachantes aduaneiros e importadores nos Estados Unidos tiveram pouco tempo para se preparar para a mudança, que entrou em vigor na segunda-feira e não excluiu mercadorias em trânsito.

A nova lista de produtos sujeitos às tarifas foi publicada pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras na sexta-feira passada. Nesta terça-feira, o Departamento de Comércio dos EUA confirmou o teor da decisão, anunciando a inclusão de 407 categorias em sua lista de produtos “derivados” de aço e alumínio sujeitos à tarifa setorial.

“A ação de hoje abrange turbinas eólicas e suas peças e componentes, guindastes móveis, tratores de esteira (bulldozers) e outros equipamentos pesados, vagões ferroviários, móveis, compressores e bombas, além de centenas de outros produtos”, informou o Departamento de Comércio através de um comunicado.

Ainda segundo a nota, os produtos adicionados à lista estarão sujeitos a uma alíquota de 50%. Esta é uma tarifa geral, aplicada a todos os itens que usam derivados de aço e alumínio, não importando seu país de origem.

As orientações oficiais, no entanto, têm sido confusas, especialmente em relação a mercadorias já a caminho dos EUA, e não está claro se as novas sobretaxas sobre metais se somam às tarifas já aplicadas por país.

Após seis meses de guerra comercial promovida por Trump e de uma pandemia que desencadeou interrupções massivas no fornecimento, é difícil abalar os transportadores, donos de carga e intermediários que mantêm o comércio transfronteiriço em movimento. Mas o alcance e a velocidade de implementação deste último aviso surpreenderam muitos.

"Temos enfrentado várias dessas implementações de última hora ao longo de 2025; esta, em particular, afeta todos os meus clientes de maneira enorme", disse Shannon Bryant, despachante aduaneiro de Michigan.

"Anúncios anteriores ao menos incluíam algumas isenções para mercadorias em trânsito, de forma que os importadores pudessem tomar decisões de compra razoáveis", acrescentou Shannon, presidente do serviço de consultoria em conformidade comercial Trade IQ. "Este foi único nesse sentido, é quase uma 'pegadinha'".

A nova lista inclui ainda peças automotivas, produtos químicos e plásticos, demonstrando o alcance da autoridade de Trump para usar tarifas setoriais, separadamente do poder executivo que ele invocou para suas chamadas tarifas recíprocas.

"Basicamente, se é brilhante, metálico ou remotamente relacionado a aço ou alumínio, provavelmente está na lista”, escreveu Brian Baldwin, vice-presidente de alfândega nos EUA da gigante de logística Kuehne + Nagel International AG, em uma publicação no LinkedIn. “Isso não é apenas mais uma tarifa — é uma mudança estratégica na forma como derivados de aço e alumínio são regulados.”

Relacionadas