loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 06/09/2025 | Ano | Nº 6049
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Economia

Comércio exterior

Alagoas aposta em qualificação para levar pequenos negócios às exportações

Capacitação gratuita prepara pequenos negócios para competir no mercado internacional

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Bruno Melo: micro e pequenas empresas também podem exportar com planejamento e estratégia
Bruno Melo: micro e pequenas empresas também podem exportar com planejamento e estratégia | Foto: — Foto: Divulgação

O Sebrae Alagoas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) deram início no estado ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para micro e pequenas empresas alagoanas. O objetivo é abrir novas oportunidades para os pequenos negócios no comércio exterior.

Atualmente, Alagoas responde por apenas 0,18% das exportações brasileiras, ocupando a 21ª posição no ranking nacional. Ainda assim, os produtos alagoanos já chegam a 82 países, com destaque para mercados estratégicos como China, Canadá e Argélia.

A iniciativa busca preparar, de forma gratuita, 50 empresas para acessar mercados internacionais nos próximos 2 anos, com diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados para diversificar a presença de Alagoas no mundo.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que no ano passado, 61 empresas exportaram em Alagoas, um crescimento de 17,3% em relação a 2023. Apesar disso, o valor total exportado caiu 9,3%, alcançando US$2,38 bilhões.

Para o analista do Sebrae Alagoas, Gilson Borges, o PEIEX é uma oportunidade única para reposicionar os pequenos negócios do estado no cenário internacional.


“Esse programa é um divisor de águas para a competitividade empresarial em Alagoas. Hoje, nossas exportações estão concentradas em poucos produtos, mas temos enorme potencial em setores como alimentos e bebidas, moda, artesanato e tecnologia. O PEIEX vai preparar as empresas com planejamento, segurança e orientação prática para que possam competir de verdade no mercado externo”, destacou Borges.

Na prática, o programa busca transformar micro e pequenas empresas que nunca exportaram em candidatas aptas a ocupar espaço em mercados globais. Isso significa diversificação econômica, geração de divisas e mais empregos no estado.

“A internacionalização não é apenas para grandes indústrias. Micro e pequenas empresas também podem exportar com planejamento e estratégia. O trabalho conjunto entre Sebrae e ApexBrasil garante a essas empresas um acompanhamento técnico que diminui riscos e aumenta as chances de sucesso”, afirmou o especialista da Gerência de Competitividade da ApexBrasil, Bruno Melo.

“Desde que o empreendedor passe pela qualificação do PEIEX, no Sebrae Alagoas, o processo se torna muito simples. Em cerca de três a quatro meses, já é possível que a empresa esteja preparada para dar seus primeiros passos no mercado internacional”, explicou Bruno.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, lembra que o estado tem mais de 580 mil empresas registradas e que muitas delas já poderiam estar competindo globalmente. “Com o PEIEX, em parceria com a ApexBrasil, queremos apoiar essas empresas para que deixem de ser apenas fornecedoras de commodities e passem a oferecer produtos com maior valor agregado, capazes de gerar mais receita e conquistar projeção internacional.”

ApexBrasil

A ApexBrasil é uma instituição com mais de 20 anos de atuação no país e tem como missão apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, desde os micro e pequenos negócios até grandes indústrias. Entre suas iniciativas está o PEIEX, que oferece capacitação gratuita para que as empresas e os empreendedores iniciem suas exportações de forma planejada e segura.

*Com informações da assessoria.

Relacionadas