Transporte
Movimentação portuária de Alagoas avança 19,7% e soma 138 mil toneladas em julho
No acumulado do ano, os portos alagoanos registraram 1,8 milhão de toneladas de cargas transportadas, segundo levantamento da Antaq


A movimentação de cargas transportadas pelos portos alagoanos registraram crescimento de 19,7% em julho, ante o mesmo mês do ano passado, e somaram 138 mil toneladas.
Os dados, divulgados nessa terça-feira (16), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostram que do total transportado, 57 mil toneladas correspondem a granel sólido, enquanto outras 81 mil toneladas foram de cargas líquidas.
Os produtos mais transportados pelos portos alagoanos foram açúcar, com 34 mil toneladas), petróleo e derivados (sem óleo bruto), com 29 mil toneladas, fertilizantes (23 mil ton.), petróleo e derivados - óleo bruto (17 mil ton.) e minério de cobre (12 mil ton.).
Segundo o levantamento da Antaq, o Porto de Maceió foi responsável pelo transporte de 115 mil toneladas em julho. Já o terminal portuário da Brasil movimentou 23 mil toneladas no mês.
No acumulado do ano, a movimentação portuária de Alagoas registrou o transporte de 1,8 milhão de toneladas, sendo 1,3 milhão de granel sólido, e 545 mil, de líquido. Nessa base de comparação, o açúcar foi o produto mais transportado, com 810 mil toneladas, seguido de soda cáustica (180 mil toneladas).
Em nível nacional, os portos registraram, em julho, o maior volume mensal de cargas da história, com 124,7 milhões de toneladas transportadas, sendo 73% de navegação de longa distância - exportação e importação - e 20% de cabotagem - entre portos brasileiros.
Nos primeiros sete meses do ano, os portos atingiram 780,4 milhões de toneladas de cargas, volume 1,76% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou que o governo federal tem atuado com a finalidade de ampliar as concessões e fortalecer a infraestrutura nacional.
A principal carga transportada foi de granéis sólidos (minerais e vegetais), com mais de 76,6 milhões de toneladas. Todos os tipos de carga tiveram aumento em julho, em relação aos números registrados no mesmo mês em 2024.
“Granéis líquidos [especialmente combustíveis] tiveram um aumento de 6%, enquanto a movimentação de granéis sólidos aumentou quase 4%. O crescimento de carga em contêineres foi de 3% no período e o volume de carga geral foi 0,9% superior ao registrado em julho do ano passado”, informou o ministério.
“Temos como foco garantir segurança jurídica e atrair novos investimentos. Essa política, liderada pelo presidente Lula, vem aumentando a capacidade dos portos e fortalecendo as exportações do Brasil”, afirmou em nota.
De acordo com Sílvio Costa Filho, “a ampliação da capacidade de nossos portos é fundamental para a economia nacional”.