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PROTAGONISMO NO NORDESTE

Maceió e Alagoas se destacam entre os destinos mais vendidos do Brasil, revela Anuário Braztoa 2025

Estado aparece entre os três mais procurados do país e consolida liderança do Nordeste no turismo nacional

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A capital alagoana aparece entre as três cidades mais vendidas do país
A capital alagoana aparece entre as três cidades mais vendidas do país | Foto: Foto: Lucas Meneses

O Anuário divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) 2025, confirmou o protagonismo de Maceió e de Alagoas no cenário turístico brasileiro. A capital alagoana aparece entre as três cidades mais vendidas do país em pacotes operados pelas empresas associadas à Braztoa, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Porto de Galinhas (PE).

No ranking por estados, Alagoas ocupa o terceiro lugar entre os destinos nacionais mais comercializados, superando importantes polos turísticos e consolidando o Nordeste como líder absoluto nas viagens domésticas. Em 2024, a região concentrou 45% de todo o faturamento e 44% dos embarques nacionais registrados pelas operadoras.

Além do volume de vendas, o Nordeste também registrou o maior ticket médio do país, com gasto médio de R$ 4.276,98 por viajante, acima da média nacional de R$ 3.942,44. O dado reflete o fortalecimento de um turismo de maior valor agregado, pautado em experiências personalizadas e em produtos que valorizam a cultura e a natureza locais.

Entre os atrativos mais procurados no Brasil, o passeio de jangada — um dos símbolos do litoral alagoano — aparece em destaque no levantamento, reforçando a vocação do estado para o turismo de sol e mar aliado à sustentabilidade.

De acordo com o anuário, o mercado doméstico segue como principal motor do setor, com 5,88 milhões de embarques para destinos nacionais, o equivalente a 60% do total de viagens operadas em 2024. O segmento movimentou R$ 5,46 bilhões, o que representa cerca de um quarto do faturamento total das operadoras associadas à Braztoa.

O levantamento mostra ainda que as viagens de 5 a 8 dias foram as mais vendidas, representando 52% do total, e que os pacotes completos com transporte aéreo, hospedagem e passeios respondem por 36% do faturamento doméstico — perfil que se encaixa no padrão de quem visita Maceió e outros destinos do litoral alagoano.

Segundo a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o crescimento registrado pelo estado reflete uma estratégia de interiorização e diversificação de produtos turísticos.

“O fluxo de visitantes em Alagoas cresceu 25% nos últimos anos, e mais de 70% dos turistas demonstram interesse em conhecer cidades além da capital”, destacou.

Entre os exemplos dessa expansão estão destinos como Maragogi, São Miguel dos Milagres e Piranhas, que têm atraído cada vez mais visitantes interessados em experiências de natureza, cultura e gastronomia regional.

O Anuário Braztoa 2025 também reforça o protagonismo alagoano em iniciativas de turismo sustentável. A Associação Peixe-Boi, de Porto de Pedras (AL), foi premiada no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 por seu trabalho na observação responsável do peixe-boi marinho no Rio Tatuamunha, dentro da APA Costa dos Corais — a maior unidade de conservação costeiro-marinha do país.

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