Turismo sênior
Alagoas ganha cinco voos da Argentina na baixa temporada
Voos fretados visa o público acima de 60 anos


Alagoas ganhará cinco novas operações de voos fretados de Buenos Aires, na Argentina, diretamente para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, com turistas acima de 60 anos - o chamado turismo sênior -, entre os meses de abril e maio do próximo ano.
O anúncio foi feito nessa segunda-feira (13), pela secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga. A operação é uma parceria entre o governo do Estado e a operadora Pedraza Viagens e Turismo, tendo como objetivo fortalecer o turismo desse segmento na baixa temporada.
De acordo com a titular da Setur, a parceria consolida o nicho do turismo sênior no Estado. "É dessa forma que estamos concretizando mais um plano de governo, mais uma expansão da malha aérea e da conectividade com a Argentina, nosso principal mercado emissor internacional”, disse.
“Estamos fazendo uma grande promoção de Alagoas, por meio da Setur, em todos os nossos destinos da Argentina, onde os nossos passageiros estão. Há uma grande aceitação deste produto, já temos uma ocupação dos primeiros quatro voos de 70 a 80%”, reforçou Bernardo Pedraza, disse o diretor da agência de turismo que leva o seu nome.
Levantamento do Ministério do Turismo mostra que o aumento da expectativa de vida e a melhoria da qualidade dos anos percorridos têm transformado o perfil do turista da terceira idade.
Cada vez mais ativos, independentes e dispostos a explorar novos destinos, viajantes com mais de 60 anos conquistam espaço no mercado e se consolidam como um dos públicos mais relevantes para o setor, fazendo do turismo sênior uma tendência mundial em ascensão.
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, a população idosa no Brasil cresceu mais de 30% entre 2012 e 2021, representando atualmente 14,7% de todos os brasileiros. Com a expectativa de vida cada vez mais elevada, a tendência é que este número continue a crescer, abrindo um leque de oportunidades no setor de viagens.
"O turista com mais de 60 anos possui características que o tornam um importante cliente para o ramo. Geralmente, ele possui maior flexibilidade de tempo, o que lhe permite viajar em períodos de baixa temporada, ajudando a reduzir os efeitos da sazonalidade nos destinos. Além disso, é um público cada vez mais conectado à internet, que pesquisa, planeja e compra suas viagens online", ressalta o ministério, em nota.