DADOS DA JUCEAL
Alagoas registra abertura de 117 novas padarias e confeitarias este ano
Dentre os principais desafios enfrentados pelos empresários desse setor está a valorização da mão de obra, bem como a atração e a retenção de talentos

Alagoas conta atualmente com 1.503 padarias e confeitarias com registro ativo e teve 117 novos estabelecimentos abertos este ano, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). O setor segue em crescimento e exige criatividade para se manter no mercado

Alagoas conta atualmente com 1.503 padarias e confeitarias com registro ativo e teve 117 novos estabelecimentos abertos este ano, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). O setor segue em crescimento e exige criatividade para se manter no mercado.
“A geração de emprego e renda é de grande importância para a nossa Alagoas. O surgimento de novas padarias, com conceitos diferenciados e serviços de qualidade, faz o nome de Alagoas crescer e se destacar na arte de fazer pães e doces”, destaca o empresário Clodoaldo Nascimento, presidente da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea).
Dentre os principais desafios enfrentados pelos empresários desse setor, Clodoaldo Nascimento cita valorização da mão de obra, bem como a atração e a retenção de talentos.
“A padaria é um lugar de frescor e de encontros, onde o aroma do pão se mistura com o carinho de quem chega todo dia. É ali que a gente conhece os clientes pelo nome, escuta suas histórias, faz parte da comunidade e cria laços de aconchego”, declara o empresário, proprietário da Padaria Pão da Arte, em Maceió.
Clodoaldo Nascimento lembra que é desafio também do setor que quem conseguir preservar essa alma acolhedora e, ao mesmo tempo, se reinventar, estará sempre pronto para seguir firme em meio às mudanças do mundo.
Ainda de acordo com a Juceal, Alagoas possui atualmente 690 empresas de fabricação de produtos de panificação industrial com registro ativo; 2,7 mil empresas de fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria; 11 comércios atacadistas de pães, bolos, biscoitos e similares e 1,5 mil padarias e confeitarias com predominância de revenda.
Os dados reforçam o crescimento do setor em Alagoas, na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Pão, celebrado ontem (16).
FATURAMENTO
Em 2024, o faturamento do setor de panificação no País alcançou R$ 153,3 bilhões, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o resultado está ligado ao aumento do fluxo de clientes nas padarias, que cresceu cerca de 4,57% no ano passado.
"A padaria voltou a ser o local para refeições rápidas, encontros e até reuniões de trabalho. Alcançamos um crescimento fantástico, pois foi quase quatro vezes maior que a performance do ano passado [2023] e reforça o quanto a padaria retomou seu posicionamento como um espaço versátil de serviços", destacou Emerson Amaral, da Abip.
A Região Norte do país liderou o crescimento do faturamento do setor em 2024, com um aumento de 16,3%. Já o Sudeste, região onde se concentra o maior número de empresas, cresceu 8,8%.
A cidade de São Paulo permaneceu sendo a capital com maior número de estabelecimentos (21.358), seguida por Rio de Janeiro (12.191), Belo Horizonte (4.809), Brasília (4.723) e Salvador (4.005).