Ranking de Competitividade
Arapiraca é 2º município mais competitivo de Alagoas, aponta CLP
Cidade aparece com 43,17 pontos – numa escala que vai de zero a cem –, atrás de Maceió, que encabeça a lista, com 49,86


Localizado na região do Agreste de Alagoas, o município de Arapiraca ocupa a segunda posição do estado no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) - organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
De acordo com o levantamento, a cidade aparece com 43,17 pontos - numa escala que vai de zero a cem -, ficando atrás apenas de Maceió, que encabeça a lista no estado, com 49,86 pontos.
Nacionalmente, o ranking é encabeçado por Florianópolis (SC, com 62,47 pontos), seguido de Vitória (ES), com 62,32 pontos, São Paulo (61,47) e Porto Alegre (61,43).
O CLP explica que o Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões. "O levantamento tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local", justifica o centro, em nota.
"Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Municípios se configura como uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento", acrescenta.
O economista Cícero Péricles lembra que Arapiraca é reconhecida pela força de sua economia e pela capacidade de comandar ou influenciar um amplo conjunto de municípios do Agreste e do Sertão alagoano. Antigo distrito de Limoeiro de Anadia, o município foi emancipado em 1924 e, desde então, não parou de crescer.
"Desde 1980, sua população triplicou, alcançando atualmente cerca de 250 mil habitantes. Rapidamente Arapiraca consolidou-se como um centro urbano dinâmico, tornando-se o segundo maior município de Alagoas, superando cidades tradicionais como Penedo e Palmeira dos Índios e, por isso, recebeu o título de 'Capital do Agreste'. Essa dinâmica urbana manifesta-se em uma de suas características mais marcantes: a intensa movimentação do trânsito, composto por 4,5 mil automóveis e, sobretudo, por suas 80 mil motocicletas", contabiliza.
Ele lembra que ao longo de sua história recente, o município soube aproveitar os bons momentos econômicos e a renda gerada pela agricultura, além de sua localização geográfica privilegiada, para construir um polo de desenvolvimento. "Hoje, Arapiraca possui uma ampla rede de comércio e serviços, além de um expressivo parque industrial, que atende tanto à população local quanto aos municípios vizinhos. A economia arapiraquense gera atualmente um Produto Interno Bruto (PIB) próximo de R$ 7 bilhões, consolidando-se como o segundo maior centro econômico de Alagoas, atrás apenas da capital", completa.
