loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/11/2025 | Ano | Nº 6089
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Economia

Negócios

Município concentra quase 10% do total de empresas de AL

Arapiraca conta com 27.725 negócios ativos, segundo levantamento da Junta Comercial

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Arapiraca conta com mais de 15 mil microempreendedores individuais
Arapiraca conta com mais de 15 mil microempreendedores individuais | Foto: — Foto: Ailton Cruz

Levantamento divulgado na quinta-feira (30), pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), revela que Arapiraca conta atualmente com 27.725 negócios ativos. O número representa um crescimento de 9,18% em relação a 2024. Em nível estadual, as empresas arapiraquenses representam 9,03% do total de empreendimentos do estado.

Segundo a Juceal, do volume de negócios existentes na cidade, 15.594 são microempreendedores individuais (MEIs), que registraram um crescimento de 4,53% em relação ao ano passado. Outros 8.983 são classificados como microempresas, que aumentaram 18,6%. Além disso, existem na cidade 1.678 empresas de pequeno porte (EPPs) e 1.470 negócios considerados sem porte.

Em relação às atividades econômicas, o comércio representa 43,1% do total registrado em Arapiraca, com 11.949 empresas. As outras principais seções de atividades são indústrias de transformação (2.306 negócios); alojamento e alimentação (2.280); transporte, armazenagem e correio (2.158); outras atividades de serviços (1.735); construção (1.713); e atividades profissionais, científicas e técnicas (1.346).

Refletindo a estrutura das pequenas propriedades rurais, a economia urbana de Arapiraca também é marcada pelo predomínio de micro e pequenas empresas: quase 90% dos empreendimentos são microempresas ou microempreendedores individuais.

"Ainda assim, um grupo de cerca de 2.500 empresas de médio e grande porte tem papel fundamental no tecido produtivo, destacando-se grandes nomes dos setores de distribuição, como s grupos Asa Branca, Andrade e Tio Vieira; e da indústria, como o Grupo Coringa, Araforros e a Mibasa", enumera o economista Cícero Péricles.

Além disso, lembra ele, modernas empresas de serviços, especialmente nas áreas de saúde, ensino superior, setor financeiro, hotelaria e tecnologia da informação, reforçam a vocação inovadora da cidade.

"A cidade de Arapiraca não é apenas o centro econômico de seu município, mas também o polo articulador de uma região que abrange o Agreste e o Sertão de Alagoas, integrando diversas localidades ao seu desenvolvimento. A antiga região fumageira, composta por 17 municípios produtores e exportadores de fumo, transformou-se num espaço fortemente vinculado a Arapiraca. Esses laços foram inicialmente construídos pela comercialização do fumo, concentrada em Arapiraca, e, posteriormente, ampliados pelas redes de comércio e serviços", completa.

Segundo Cícero Péricles, a maioria desses municípios mantém economias de base rural, sustentadas pela agricultura e pecuária, complementadas por pequenas atividades comerciais e de serviços urbanos. "Essa relação de interdependência é evidente em localidades como Craíbas, Coité do Nóia, Taquarana, São Sebastião, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Campo Grande, Feira Grande e Limoeiro de Anadia".

Juntas, formam um conjunto de cidades profundamente integradas à moderna capital do Agreste. Com o crescimento urbano e econômico, Arapiraca expandiu sua influência além da antiga zona fumageira, projetando-se em direção a Penedo, Batalha, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos.

Relacionadas