Brasília-Belém
De caminhão, Renan Filho vai à COP30 apresentar “corredores azuis”
Ministro dos Transportes contou que terá reuniões bilaterais com o ministro dos Transportes da França e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore durante a Conferência do Clima


O ministro dos Transportes, Renan Filho, iniciou nesta terça-feira (4) a viagem rumo à COP30, em Belém (PA), com visitas a obras estratégicas no Centro-Norte do país. De caminhão, o chefe da pasta vai vistoriar o andamento da duplicação da BR-153 e as obras da Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) durante o percurso até a capital paraense.
A previsão é que Renan Filho chegue em Belém no sábado (8) para participar da COP30. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o ministro terá reuniões bilaterais com o ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore para tratar das questões do transporte na Amazônia.
À CNN, o ministro disse que o Brasil quer apresentar à COP30 a implementação dos chamados "corredores azuis" em todo país. Para estimular a transição energética, o Ministério dos Transportes está implementando estruturas voltadas ao abastecimento de veículos pesados com gás natural e gás liquefeito nos Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros.
"Nós vamos apresentar na COP os corredores azuis, que é a transição de veículos a óleo diesel para veículos a GNL. Isso vai garantir a redução das emissões, o que será importante para a discussão na COP. O Brasil está liderando essa agenda", disse à CNN.
Durante a conferência, o Ministério dos Transportes também quer apresentar aos outros países um modelo de concessão rodoviária com emissão zero de carbono.
"Para fazer uma obra, se emite carbono. Depois haverá uma compensação, que já é incluída nos contratos. A gente já tem uma arrecadação a partir das tarifas para zerar a emissão. Vamos apresentar isso na COP e vamos incentivar que outros países façam também", diz Renan.
Entre as iniciativas que serão levadas para a COP, também estão o Plano Integrado de Transporte e o Plano Nacional de Logística 2050, cujos projetos incorporam critérios de eficiência energética, resiliência climática e impacto social.
Na Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade da COP30, o ministério também vai apresentar o programa PRO-AdaptaVias, que adapta a infraestrutura rodoviária e ferroviária às novas realidades climáticas.
Outra iniciativa que deve ser divulgada na conferência é o Inventário Nacional de Emissões de GEE do Transporte Rodoviário e Ferroviário, que estabelece a base científica para reduzir emissões e orientar investimentos verdes.
Na COP30, o ministro também quer anunciar o estudo da modelagem da PPP (Parceria Público-Privada) da BR-319. A rodovia é a principal ligação dos estados do Amazonas e de Roraima com o restante do país. O trecho começou a ser construído em 1968 e nunca foi concluído.
"A gente vai anunciar que a BR-319 vai ser a rodovia mais sustentável do mundo. o Brasil contratou um estudo da FIA para deixar o projeto que a gente desenvolveu como o mais sustentável do mundo, a fim de que a garanta ao povo de Manaus um acesso por asfalto e garanta também a preservação da floresta em pé com compromisso do Brasil com o mundo", disse Renan à CNN.
As obras na rodovia estão suspensas desde o fim de julho de 2024, após decisão da Justiça Federal do Amazonas, por falta de controle do desmatamento na região.
Rota COP30
O Ministro partiu para Belém por volta das 7h dessa terça-feira (4). A comitiva saiu do Ministério dos Transportes.
No primeiro dia da caravana Rota COP30, a comitiva irá vistoriar o andamento da duplicação da BR-153, eixo de integração entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país. As obras foram iniciadas em julho, com intervenções que contemplam 53,4 quilômetros e se estendem pelos municípios de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.
Na sequência, o ministro dos Transportes visita as obras da Fico. Com 383 quilômetros de extensão entre Água Boa (MT) e Mara Rosa (GO), a obra já alcança 35,5% de avanço físico. A expectativa é de que o trecho entre Mara Rosa e Crixás, com 131 quilômetros, seja concluído em 2026.
A Fico se conecta à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), ampliando o acesso ferroviário aos portos do Arco Norte e fortalecendo a logística nacional.
