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Setor de moda alagoano fatura R$ 2,8 bilhões em 2025, diz levantamento

Consumo é impulsionado pela classe C de Alagoas, responsável por R$ 1,1 bilhão em compras

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Nos cálculos, também são levadas em conta despesas com calçados, joias, bijuterias e armarinhos
Nos cálculos, também são levadas em conta despesas com calçados, joias, bijuterias e armarinhos | Foto: — Foto: Ailton Cruz

O setor de modas de Alagoas estima faturar R$ 2,8 bilhões este ano, segundo a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo no Brasil. O montante representa um crescimento de 17,8% em relação ao ano passado, quando foram movimentados R$ 2,4 bilhões.

Segundo o estudo, só a categoria de vestuário confeccionado responderá por R$ 1,9 bilhão, o equivalente a 67,8% do total previsto. Nos cálculos, também são levadas em conta despesas com calçados, joias, bijuterias e armarinhos.

Segundo o levantamento, a classe C de Alagoas lidera o consumo do setor, com R$ 1,1 bilhão em gastos. Em seguida aparecem as classes B, com R$ 846,1 milhões, D/E (R$ 595 milhões) e A (R$ 232,6 milhões).

O faturamento do setor de modas em Alagoas é dividido entre as 12.612 empresas espalhadas pelo estado. O número é 1% menor do que a quantidade de lojas existentes no ano passado.

Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo é responsável por R$ 65,7 bilhões dessas despesas, seguido por Minas Gerais com R$ 28,8 bilhões, Rio de Janeiro e seus R$ 19 bilhões, e Rio Grande do Sul, na quarta posição, totalizando R$ 17,7 bilhões nos gastos das famílias com itens relacionados a moda.

Já, a quantidade de lojas sofreu uma queda de 4,6% do ano passado para cá. Tal baixa deve-se aos Microempreendedores Individuais (MEIs), já que 74.483 deles fecharam suas portas. Com isso, segundo o IPC Maps, o País abriga hoje 1.102.906 comércios varejistas de vestuário e calçados, entre outros.

Pesquisa divulgada pelo Serasa revela que o setor de moda no Brasil apresenta crescimento significativo, impulsionado principalmente pelo e-commerce e estratégias digitais das grandes varejistas.

O varejo de moda apresentou um crescimento de 5,5% em volume e 8,6% em receita no primeiro semestre de 2025, superando o varejo geral. A digitalização é uma das principais alavancas de crescimento, com o comércio eletrônico e o m-commerce ganhando força.

Além das vendas pelos canais tradicionais, as redes sociais têm estado em alta no setor de moda, especialmente com o marketing de influência. Os influenciadores no Instagram e TikTok têm um poder imenso dentro do mercado da moda, movimentando milhares de compradores todos os dias.

Outro que surge em alta é o Pinterest. Então, a dica é pensar como a sua empresa pode se unir a influenciadores que tenham sintonia com a sua marca, criando uma comunicação direcionada e ajudando a divulgar ainda mais os seus produtos.

Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios como a competitividade com produtos importados e a necessidade de inovação para pequenos empreendedores.

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