Ranking de Competitividade
AL tem maior índice do Nordeste em empresas de alto crescimento
De acordo com estudo, 2,1% das unidades locais de empresas instaladas no estado se enquadram nessa categoria


Levantamento divulgado na quarta-feira (19), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), revela que Alagoas tem o maior percentual do Nordeste de empresas de alto crescimento.
De acordo com o estudo, que integra o Ranking de Competitividade dos Estados, 2,1% das unidades locais de empresas instaladas no estado se enquadram na categoria de alto crescimento, índice que coloca Alagoas à frente de unidades federativas economicamente maiores Como Pernambuco, que aparece em segundo lugar no ranking, com 2%, Ceará (1,8%) e Bahia (1,6%).
O indicador considera como empresas de alto crescimento aquelas que apresentam aumento médio anual de pelo menos 20% no número de empregados assalariados por três anos consecutivos, além de iniciar o período com dez ou mais funcionários.
Em nível nacional, Alagoas aparece em 7º lugar, à frente de estados como São Paulo, que ocupa a última posição da lista, Rio de Janeiro (21º), Rio Grande do Sul (18º lugar), Minas Gerais (13º).
No País, Roraima ocupa o primeiro lugar, com 2,7% das empresas de alto crescimento. Em seguida aparecem Rondônia (2,5%), Mato Grosso (2,3%), Amazonas (2,3%) e Pará (2,2%). Na outra ponta, além de São Paulo, as últimas colocações são ocupadas por Distrito Federal, com 1,5%), Piauí (1,5%), Bahia (1,6%) e Paraná (1,6%).
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta do CLP que avalia e compara a gestão pública e a competitividade dos 27 estados brasileiros com base em diversos pilares. O objetivo é fornecer um diagnóstico completo para guiar líderes públicos na melhoria das políticas e dos serviços oferecidos à população.
O ranking utiliza dados de fontes oficiais para classificar os estados. Esses dados são transformados em 86 indicadores, que, por sua vez, são agrupados nos 10 pilares.
Veja o ranking dos estados do Nordeste
Alagoas - 2,1%
Pernambuco - 2%
Sergipe - 2%
Ceará - 1,8%
Paraíba 1,8%
Rio Grande do Norte - 1,8%
Bahia - 1,6%
Maranhão - 1,6%
Piauí - 1,5%
Fonte: CLP
