Imóveis
Construção civil de Alagoas registra melhor trimestre desde 2023
Capital alagoana registra 7 lançamentos imobiliários com 1.489 unidades em setembro, aponta Sinduscon-AL


A Construção civil de Alagoas registrou o maior número de lançamento de unidades imobiliárias desde 2023, segundo levantamento divulgado nessa quarta-feira (26), pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL).
De acordo com os dados, no terceiro trimestre deste foram lançados sete empreendimentos verticais na capital alagoana, compreendendo 1.489 unidades habitacionais. O número só é menor do que o registrado no terceiro trimestre de 2023, quando foram ofertados 1.495 apartamentos.
O volume do terceiro trimestre deste ano corresponde a um crescimento de 289,7% em relação ao segundo trimestre de 2025. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento é de 8,2%.
De acordo com o estudo, apresentado pelo especialista em mercado imobiliário Lucas Finoti, da Brain Inteligência Estratégica, mostra ainda que o segmento mais popular - com dois quartos - representa 77% do total de lançamento no trimestre.
Segundo ele, os imóveis do Minha Casa, Minha Vida segue aquecido em Maceió, com 601 unidades lançadas no período. "O segmento completa dois anos mantendo mais de 500 unidades por trimestre", revela.
O levantamento também mostra que o preço médio dos imóveis em Maceió cresceu 7% em doze meses, impulsionado principalmente pelas unidades de um dormitório, que valorizaram 12% no período. Já os imóveis de dois quartos registraram crescimento de 11% no preço.
Os dados, que integram o estudo Panorama de Mercado, foram apresentados ontem à tarde, para empresários, especialistas, gestores públicos e representantes de entidades do setor.
De acordo com o presidente do Sinduscon-AL, José Nogueira, o encontro é essencial para consolidar o aprendizado do ano e orientar as decisões estratégicas das empresas. “Nosso desafio é transformar essas informações em planejamento para 2026, fortalecendo nossa capacidade de inovar, aumentar a produtividade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, disse.
O evento marcou o encerramento das análises conjunturais de 2025, um ano importante para o setor. A iniciativa também abriu espaço para o debate sobre os desafios e oportunidades previstos para 2026, incluindo projeções de financiamento imobiliário, tipos de empreendimentos mais procurados, áreas da cidade com potenciais e o comportamento esperado da economia nacional.
Com o Panorama de Mercado, o Sinduscon-AL fornece informações qualificadas, fomenta o planejamento estratégico das empresas e segue promovendo o diálogo permanente entre o setor produtivo, o mercado e as instituições públicas.
O evento, que aconteceu na sede do Sinduscon-AL, teve correalização da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e Sebrae, e contou com o apoio do e tem o apoio do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Alagoas (Creci-AL), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e Cooperativa da Construção Civil do Estado de Alagoas (Coopercon).
