loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/11/2025 | Ano | Nº 6109
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Economia

Viagens

Número de passageiros no aeroporto de AL cresce 15,8% e ultrapassa 1,1 milhão no ano

Somente em outubro, 121,1 mil pessoas passaram pelo terminal alagoano

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
De acordo com o levantamento, outubro foi o terceiro melhor mês do ano no número de passageiros
De acordo com o levantamento, outubro foi o terceiro melhor mês do ano no número de passageiros | Foto: Foto: Lucas Meneses

O número de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou crescimento de 15,8% no acumulado do ano, e somou 1,1 milhão, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente em outubro, 121,1 mil pessoas passaram pelo terminal alagoano, um crescimento de 6,4% ente setembro.

De acordo com o levantamento, outubro foi o terceiro melhor mês do ano no número de passageiros, perdendo apenas para janeiro, que registrou 158,6 mil usuários, e julho (125,6 mil).

O número de passageiros no mês passado corresponde a 91,6% dos 133,9 mil assentos ofertados no período. A Gol linhas aéreas liderou a participação no mercado alagoano, com 40,9%. Em seguida aparecem a TAM (37,6%) e Azul Linhas Aéreas (21,5%).

Passageiros internacionais

Segundo o balanço da Anac, o número de passageiros internacionais no Zumbi dos Palmares atingiu 1.092 em outubro, uma retração de 10,8% em relação a setembro. Quando comparado ao mesmo mês de 2024, quando 1.177 estrangeiros passaram pelo terminal alagoano, a retração foi de 7,2%.

Em todo o País, os aeroportos receberam 106,8 milhões de passageiros de janeiro a outubro deste ano. O número ultrapassou a marca de 100 milhões com um mês de antecedência em relação a 2024, quando o volume só foi atingido em novembro.

No acumulado do ano, o crescimento foi de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando voos domésticos e internacionais.

“Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirmou o ministro do Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “Isso confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com mais infraestrutura nos aeroportos, avanço da regionalização dos terminais e ampliação de oportunidades para os brasileiros”, acrescentou.

No mercado doméstico, outubro registrou o melhor resultado para o mês desde 2000, início da série histórica, com 9 milhões de passageiros. Em relação a outubro do ano passado, houve um aumento de 9,1%.

Os dados mostram que, pela primeira vez, a movimentação nos aeroportos para voos nacionais superou os 9 milhões, evidenciando a consistência na trajetória de crescimento. Além disso, os números revelam que, pela oitava vez consecutiva – desde março –, o mercado doméstico alcançou o melhor resultado mensal, na comparação com o mesmo período dos anos anteriores.

Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, os números consolidam o bom desempenho da aviação civil brasileira após a pandemia, em comparação com outros mercados da América Latina.

"O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento entre os principais países. Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos", indicou.

Relacionadas