loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 29/11/2025 | Ano | Nº 6109
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Economia

Consumo

Black Friday movimenta comércio da capital e interior

Para evitar ofertas enganosas, agentes Procon de Alagoas fiscalizaram lojas em Maceió e Arapiraca

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Levantamento mostrou que 65,03% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções
Levantamento mostrou que 65,03% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções | Foto: — Foto: Ailton Cruz

Tradicional data de promoção do comércio varejista, a Black Friday levou milhares de consumidores alagoanos às compras nessa sexta-feira (28). Em cidades como Maceió e Arapiraca - as mais populosas de Alagoas - o centro comercial ficou movimentado.

Para evitar ofertas enganosas, agentes do órgão de defesa do consumidor (Procon) de Alagoas fiscalizaram lojas na capital alagoana e em Arapiraca. O diretor-presidente do órgão, Daniel Sampaio, destacou que as ações de fiscalização feitas nos dias que antecedem a Black Friday e no próprio “Dia D” são fundamentais para proteger o consumidor alagoano e evitar práticas abusivas, já que o aumento na procura costuma gerar falsas promoções e preços fora do padrão.

"Desde o início do mês intensificamos as fiscalizações e realizamos uma pesquisa de preços para manter um controle e identificar se os descontos divulgados são reais ou apenas maquiagem de preço. Hoje, no ‘Dia D’, nossos fiscais já passaram pelo Centro de Maceió, pelos principais shoppings da capital e também por pontos de fiscalização em Arapiraca, tudo para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Caso o Código de Defesa do Consumidor seja descumprido, o alagoano pode nos acionar pelos nossos canais oficiais", ressaltou Daniel Sampaio.

Estimativa feita pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) prever a injeção de R$ 69,49 milhões na economia de Maceió.

O levantamento mostrou que 65,03% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções, em um cenário no qual 87,01% pesquisam preços antecipadamente e quase metade (49,24%) acredita na veracidade dos descontos.

Para o presidente da Fecomércio AL, Adeildo Sotero, o desempenho do comércio nesta edição depende da capacidade dos lojistas em entregar ofertas reais, além de proporcionar uma boa experiência de compra para os clientes.

“Os clientes estão cada vez mais informados e em busca de promoções autênticas, atendimento rápido e experiência de compra positiva”, destaca. Ele reforça que ações integradas entre lojas físicas, plataformas digitais, estoque e logística “podem fazer a diferença na hora de garantir bons resultados”.

A doceira Silvana Calheiros aproveitou a data para reforçar o estoque de produtos usados na fabricação de bolos e doces. Animada, ela disse que os preços estavam convidativos. "O preço do leite líquido está ótimo, hoje", comemorou.

Para o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Júnior, a demanda foi considerável e muitos lojistas permanecerão com as promoções até este domingo (30). "Entretanto, os resultados não corresponderam às nossas expectativas, ficando aquém do esperado. Contudo, mantivemos a situação dentro dos limites previstos, pois antecipávamos um desempenho inferior ao da promoção do ano anterior, em função do endividamento da população", destacou.

Relacionadas