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Natal

Natal: preço de produtos para ceia tem variação de até 893% em AL

Valor de itens como panetone oscila entre R$ 11,98 e R$ 119, segundo pesquisa

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Panetone foi um dos produtos que apresentou maior oscilação de preço
Panetone foi um dos produtos que apresentou maior oscilação de preço | Foto: — Foto: Ailton Cruz

O preço de produtos para a ceia natalina registraram uma variação de até 893,3% em Alagoas, segundo pesquisa divulgada nessa terça-feira (16), pelo órgão de defesa do consumidor do Estado (Procon-AL).

De acordo com o levantamento, feito entre os dias 9 e 13 de dezembro, em estabelecimentos comerciais dos municípios de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia, itens como o panetone podem ser encontrados com valores que oscilam entre R$ 11,98 e R$ 119.

Outro produto que apresentam disparidade de preço na pesquisa foi queijo do reino, com variação entre R$ 98,94 e R$ 159 - uma oscilação de 60,7%. Já o peru foi um dos itens que apresentaram uma das menores variações: saiu de R$ 31,98 para R$ 42,99 - equivalente a 34,4%.

De acordo com o Procon, o objetivo do levantamento é facilitar a vida do consumidor, oferecendo uma base de comparação de valores e ajudando no planejamento das compras de fim de ano.

Segundo o fiscal do Procon Alagoas, Thiago Carneiro, responsável pela pesquisa deste ano, o levantamento é uma ferramenta essencial para o consumidor neste período. “Nosso objetivo é dar transparência aos preços praticados no mercado e permitir que o consumidor compare, escolha melhor onde comprar e evite gastos desnecessários. A diferença de valores entre estabelecimentos pode ser significativa”, destacou.

O Procon Alagoas destaca que a pesquisa tem caráter informativo e orienta que os consumidores também fiquem atentos à validade dos produtos, às condições de armazenamento e às políticas de troca.

Pesquisa divulgada nessa terça-feira (16), pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas mostra que os brasileiros pretendem gastar pelo menos R$ 338 com a ceia de Natal deste ano. O levantamento realizado em todas as capitais mostrou que 98% dos entrevistados pretendem celebrar o Natal desembolsando, em média, esse valor com os preparativos da ceia natalina.

Mas isso não significa que o preço final da ceia sairá por R$ 338. A pesquisa revela que esse ano, a maior parte dos convidados devem ajudar com os gastos da comemoração: 31% dos entrevistados respondeu que cada convidado deverá levar um prato para a ceia, 28% pretendem dividir o valor das despesas com os participantes e apenas 13% pretendem arcar com todos os gastos da festa.

A reunião com mesa farta vai impactar no comércio para além dos itens da ceia. A pesquisa revela que 6 em cada dez brasileiros ouvidos vão comprar alguma peça nova de vestuário ou acessório para usar nas comemorações da véspera de Natal. O gasto médio previsto deve ser de R$ 324.

Já a pesquisa “Intenção de Compras para o Natal 2025”, também da CNDL, sinaliza uma mudança cultural no comportamento de consumo, em que o valor simbólico e emocional supera o material. Viagens curtas, ingressos para eventos e jantares especiais aparecem como formas de celebrar. 43% dos consumidores pretendem substituir os presentes tradicionais por experiências desse tipo.

Para os lojistas, o crescimento desse comportamento representa um desafio, mas também uma oportunidade. Se por um lado há menor intenção de compra de produtos físicos, por outro, estão abertas as possibilidades para outros formatos de negócio e serviços.

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