BALANÇO
Em AL, faturamento dos supermercados registra alta de 5%
Setor cresce em dezembro e Associação dos Supermercados de Alagoas aponta um ano positivo para o segmento no Estado


O setor supermercadista de Alagoas registrou alta de mais de 5% em dezembro de 2025, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Isso é o que revela a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA). O presidente da entidade, empresário Raimundo Barreto, destaca que em 2024 o faturamento chegou a mais de R$ 20 bilhões.
Alagoas conta com mais de 7 mil pontos de vendas, que empregam diretamente quase 30 mil trabalhadores.
“Tivemos um ano muito satisfatório para os supermercados, com um crescimento de 5% a 6% em relação ao ano passado. Isso para a gente foi muito favorável. É um setor que vem inovando, que vem crescendo. Sem dúvida, é um dos maiores arrecadadores de impostos”, destaca Raimundo Barreto.
Segundo o empresário, a abertura de novas lojas em Alagoas mostra como o setor é forte e segue em expansão. “Temos novas lojas na capital e no interior e muitas demandas. Além disso, tivemos grande avanço quando se fala sobre o tíquete alimentação, que é de grande importância para a economia, para o varejo e o consumidor de forma geral”, explica.
O presidente da ASA cita avanços como a instalação de farmácias dentro de supermercados, um pedido da categoria que se concretizou e que proporciona mais comodidade aos consumidores, de acordo com a avaliação de Barreto.
“O consumidor tem a ganhar porque vai comprar medicamentos mais baratos e todo conforto porque estará fazendo sua feira. Vou aproveitar e fazer um apelo para que não haja esse aumento da alíquota de impostos, estamos com uma de 19% e querem taxar em 20,5% e isso não é bom. Isso é ruim para o nosso setor, é ruim para os consumidores, porque infelizmente cai no bolso do consumidor final”, alerta o presidente da ASA.
A fala de Raimundo Barreto deve-se a aprovação pela Assembleia Legislativa de Alagoas, este mês, do projeto que eleva a alíquota do ICMS de 19% para 20,5%. O Executivo justificou o aumento como necessário para alinhar a carga tributária de Alagoas aos demais estados do Nordeste e garantir equilíbrio fiscal para a manutenção de serviços públicos.
De acordo com a publicação no portal da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o “Consumo nos Lares” brasileiros cresceu 4,97% na comparação entre novembro de 2025 e novembro de 2024, segundo o monitoramento mensal da entidade. Em relação a outubro, o indicador avançou 3,98%. Com esses resultados, o consumo acumula alta de 2,85% de janeiro a novembro, patamar acima da projeção do setor, de 2,70% para o ano.
