loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 25/12/2025 | Ano | Nº 6127
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Economia

ECONOMIA

Aeroporto de Alagoas registra aumento de 10,8% de passageiros

Crescimento é o dobro da média registrada pelo conjunto de aeroportos administrados pela Aena no Nordeste

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió é o segundo aeroporto com maior movimento de viajantes
Maceió é o segundo aeroporto com maior movimento de viajantes | Foto: (Foto: Itawi Albuquerque/Secom)

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou um aumento de 10,8% no número de passageiros entre janeiro e novembro de 2025. Este crescimento é o dobro da média registrada pelo conjunto de aeroportos administrados pela Aena no Nordeste. A média de crescimento de toda a rede na região foi de 5,4% no mesmo período.

Ao todo, 2.683.199 pessoas passaram pelo terminal de Maceió nos primeiros onze meses deste ano. No ano passado, esse número foi de 2.422.169 passageiros. Maceió é o segundo aeroporto com maior movimento de viajantes entre os seis terminais da empresa no Nordeste.

Na comparação com capitais vizinhas, Maceió cresceu mais que o aeroporto de Recife, que teve alta de 3,4%. O terminal alagoano também superou o crescimento de Aracaju, que registrou 7,4%. O aeroporto de João Pessoa foi o único entre as capitais com crescimento maior que Maceió, atingindo 17,6%.

Apenas no mês de novembro de 2025, Maceió recebeu 247.105 passageiros. O aeroporto de Recife recebeu 839.421 pessoas no mesmo mês. Já o aeroporto de João Pessoa registrou 160.853 passageiros e Aracaju teve 120.283 viajantes.

Em relação ao transporte de mercadorias, Maceió movimentou 337 toneladas de carga em novembro. Esse volume representa um aumento de 4,6% em relação a novembro de 2024. No acumulado do ano, o crescimento das cargas em Maceió chegou a 14,5%.

Este desempenho nas cargas em Maceió é superior ao de Recife, que teve queda de 0,9% no ano. O aeroporto de João Pessoa, por sua vez, cresceu 98,5% no transporte de cargas em 2025. Em novembro, João Pessoa movimentou 808 toneladas, superando o volume mensal de Maceió.

No setor internacional, Maceió registrou 2.586 passageiros de outros países em novembro. O aeroporto de Recife teve 41.880 passageiros internacionais no mês. João Pessoa registrou 79 passageiros nesta categoria e Aracaju não teve registros internacionais.

O aeroporto de Maceió teve 36 voos comerciais internacionais em novembro. Recife operou 251 voos internacionais e João Pessoa teve 10 operações desse tipo. No total de voos nacionais e internacionais, Maceió realizou 1.940 operações no mês.

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) estima que 3 milhões de pessoas utilizem o terminal até o fim de 2025. Para a temporada entre dezembro e janeiro, a projeção é de 1,3 milhão de passageiros. O fluxo pode movimentar até R$ 2,8 bilhões na economia do estado.

Maceió lidera as pesquisas de destino nacional para as férias de verão. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a cidade é a mais procurada para janeiro de 2026. A capital também está entre as preferidas para o Natal e o Réveillon.

O aumento nas viagens beneficia hotéis, bares, restaurantes e o comércio local. A gestão estadual afirma que os números são fruto de um trabalho de "planejamento, promoção e posicionamento" de Alagoas. O estado busca ser um "destino protagonista no Brasil".

Relacionadas