Automóveis
Modelo elétrico é o carro mais vendido em Alagoas em dezembro
Veículo BYD Song registrou a comercialização de 173 unidades no último mês de 2025, segundo levantamento da Fenabrave


O carro mais vendido de Alagoas no mês de dezembro do ano passado é um modelo elétrico. Trata-se do BYD Song, que, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), teve 173 unidades comercializadas. O segundo lugar vendeu 163.
Os dados de janeiro mostram que a tendência aferida em dezembro ainda persiste, com o Song ainda na liderança deste mês com 54 unidades vendidas.
Os dados mostram ainda que a BYD terminou o ano de 2025 como a marca que mais vendeu veículos no varejo nas cidades de Maceió e Arapiraca. No estado de Alagoas, a empresa ocupou a segunda posição no ranking de vendas acumuladas durante o ano no varejo.
Na capital Maceió, a montadora de carros elétricos atingiu 15% de participação no mercado de varejo. No mês de dezembro de 2025, a marca subiu da terceira para a primeira posição, superando fabricantes como Fiat e Volkswagen.
Em Arapiraca, a BYD também ficou no topo das vendas no acumulado do ano no varejo. A participação da empresa no mercado da cidade foi de 19,4%, superando marcas como Fiat, Volkswagen e Toyota.
No total do estado de Alagoas, a montadora de carros elétricos registrou 15,2% de participação nas vendas de varejo em 2025. No mês de dezembro isolado, a BYD foi a marca mais vendida em todo o território alagoano.
Em nível nacional, a BYD encerrou o ano de 2025 na sétima posição entre as marcas que mais registraram veículos leves no Brasil. Foram 111.683 unidades registradas, o que representa 5,59% da indústria de automóveis do país, de acordo com a Fenabrave.
No setor específico de carros 100% elétricos, a marca detém 72% de participação no mercado brasileiro, com 57.089 unidades vendidas. Já no segmento de carros híbridos, a liderança é mantida com 27% de participação e 54.577 unidades.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da empresa no Brasil, o ano de 2025 representa uma "virada definitiva". Ele afirma que o desempenho foi impulsionado por um "portfólio altamente competitivo" e pela "rápida expansão" da rede de concessionárias.
O executivo declara ainda que o crescimento não é "pontual", mas a "verdadeira revolução do mercado". Para ele, os resultados mostram uma "mudança clara na escolha do consumidor" brasileiro pelos modelos da marca.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, afirma que o ano de 2026 será o "próximo grande salto" da companhia. Ele diz que a empresa possui um "plano ambicioso" e "visão de longo prazo" para ampliar os investimentos e a presença no país.
A trajetória da montadora de carros elétricos no Brasil registra que, em 2022, a empresa vendeu 260 veículos. Em 2024, as vendas foram de 76 mil carros e, em 2025, o número subiu para mais de 112 mil veículos eletrificados em um único ano.
Atualmente, a BYD possui fábricas de módulos e chassis de ônibus em Campinas (SP), baterias em Manaus (AM) e veículos de passeio em Camaçari (BA). No cenário mundial, a marca entregou mais de 4,6 milhões de veículos eletrificados em 2025.
