loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 31/01/2026 | Ano | Nº 6152
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Economia

TURISMO

Alta temporada amplia número de guias turísticos em Alagoas

Para turistas, profissionais fazem toda a diferença na forma de conhecer o estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alta temporada turística no estado incrementa emprego de guias
Alta temporada turística no estado incrementa emprego de guias | Foto: — Foto: Ailton Cruz

Alagoas se consolida, a cada ano, como um dos destinos mais procurados do país, especialmente durante a alta temporada. Conhecido pelas belezas naturais, o estado vai além do tradicional sol e mar e encontra no trabalho dos guias de turismo um diferencial que tem ganhado cada vez mais destaque, gerando emprego, renda e experiências mais completas para quem visita a região.

Nesse período, o aumento no número de profissionais atuando retrata um setor mais organizado e preparado para atender à demanda crescente. Para muitos turistas, contar com um guia faz toda a diferença na forma de conhecer o estado.

A turista Renata Costa, que veio de Goiás, afirma que contratar o serviço foi um dos melhores investimentos da viagem. “Ter um guia para nos mostrar tudo o que a cidade oferece é fundamental, porque a gente não tem noção. Quando vem para uma cidade praiana, pensa que é só praia, mas vai muito além disso”, relata.

Responsável por acompanhar Renata durante a estadia, o guia Marcelo conta que há quatro anos trocou a carreira de representante comercial pela profissão no turismo e não se arrepende. Segundo ele, tudo começou após o convite de um amigo para guiar uma família. “Desde então, me apaixonei pelo estado de Alagoas. Quanto mais você conhece, mais você se encanta”, afirma.

Já Yasmin Carvalho atua como guia há mais tempo. Natural do Rio de Janeiro, ela veio para Maceió para estudar turismo e acabou encontrando cedo o um propósito de vida no trabalho. “A profissão de guia de turismo me abraçou antes de eu abraçar a profissão. Quando entrei no mercado de trabalho, percebi que o turismo está na veia, está no sangue”, afirma.

Segundo ela, o guia é uma peça fundamental para oferecer ao turista experiências que vão além do que a internet consegue mostrar.

De acordo com dados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), a profissão de guia de turismo foi a que mais cresceu no país nos últimos três anos, com um aumento de 25%, tornando-se um importante instrumento de formalização de postos de trabalho. Em Alagoas, a realidade acompanha essa tendência.

Essa experiência passa também pela personalização dos roteiros, pensados do início ao fim, incluindo paradas estratégicas em bares e restaurantes.

No Litoral Sul, o gerente Elcimar Medeiros, dono de um beach club na Praia do Francês, explica que a parceria com os guias é essencial para o funcionamento do negócio.

“Recebemos, em média, de 25 a 30 guias por dia nessa temporada. Oferecemos estrutura para que eles se sintam confortáveis e não tenham custos com alimentação, e eles acabam direcionando os turistas para cá”, afirma.

Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas, Francis Hurst, o crescimento é resultado da vocação turística do estado, que conta com sete regiões turísticas bem definidas. “Esse crescimento, tanto no âmbito internacional, onde batemos recordes, quanto no âmbito regional, é muito satisfatório. O avanço das agências e do profissional guia de turismo mostra um setor em plena expansão”, avalia.

Segundo Hurst, a cada nova leva de profissionais lançada no mercado, cresce também o desbravamento de locais menos visitados, mas igualmente belos e interessantes, quebrando o paradigma de que Alagoas se resume apenas às praias.

“Temos 230 quilômetros de litoral, 240 quilômetros do Rio São Francisco e 13 cidades tombadas pelo patrimônio histórico e artístico nacional, como Marechal Deodoro, primeira capital do estado, além de Penedo e Piranhas”, destaca.

Maceió, como principal porta de entrada dos visiitantes, concentra uma grande oferta cultural, a exemplo do bairro histórico de Jaraguá, onde museus funcionam com acesso gratuito. Além disso, o estado reúne importantes símbolos da história brasileira, como a Serra da Barriga, em União dos Palmares, berço do Quilombo dos Palmares e da luta liderada por Zumbi.

Mesmo sendo o segundo menor estado da federação, Alagoas apresenta um leque diverso de opções turísticas. A organização crescente dos trabalhadores do setor e a qualificação profissional conntribuem para garantir bons resultados, turistas satisfeitos e uma economia que segue em movimento, sustentada pelas belezas naturais e pela riqueza histórica e cultural do estado.

Relacionadas