loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 07/09/2025 | Ano | Nº 6049
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Economia

Economia

Supermercado de bairro ainda resiste

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

?Maceió está muito bem servida de supermercados?. A frase do presidente da Associação Alagoana de Supermercados (ASA), Raimundo Barreto, confirma o que todos observam ao redor, em todos os bairros, na parte alta ou baixa da cidada, sem precisar de estatísticas. Nos últimos anos, houve um grande crescimento da oferta desse serviço na capital alagoana, tanto pela implantação e ampliação de grandes redes de supermercados, quanto pela resistência e fortalecimento de pequenos pontos comerciais nos bairros, que cresceram, se consolidaram, se modernizaram e viraram mercadinhos. Se as grandes bandeiras se estabeleceram, ampliando a oferta de serviços, preços e produtos, em ambientes amplos e confortáveis, à escolha do cliente, os pequenos se empenharam em correr atrás, modernizando o atendimento, mas sem perder a identidade com o cliente, e oferecendo serviços específicos, que funcionam melhor do que qualquer cartão de fidelidade, como a entrega da mercadoria em domicílio. ### Clientes acabam virando amigos dos proprietários É exatamente por sentir-se entre amigos que o representante comercial Flávio Souza, residente no bairro da Serraria, mantém-se fiel ao mercadinho Multibox, localizado numa esquina do Bom Parto. Ele foi lá, a primeira vez, acompanhando um amigo, e virou freguês. ?Aqui eu sou Flávio. Nos grandes supermercados eu sou apenas ?senhor?. As pessoas me conhecem pelo nome, têm disposição em me atender, falo com a dona a qualquer hora que chego?, diz ele, encostado na pequena bancada onde fica a comerciante Maria José Lisboa. ### Concorrência levou pequenos a se modernizarem Nos últimos anos, as grandes bandeiras de supermercados parecem ter descoberto o filão desse ramo de negócios na capital alagoana. Chegaram o GBarbosa, líder regional em faturamento no Nordeste, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Palato, o Extra e o Makro. A rede Wal-Mart ampliou o número de lojas Bompreço, trouxe o Sam?s Club e já trabalha a vinda de novas marcas para a capital e o interior do Estado. Fala-se, também, no interesse da rede Pão de Açúcar no mercado alagoano, e do grupo Carrefour, líder nacional de faturamento em 2008 e o segunda maior em número de lojas no País, segundo a Abras. ### Atividade possui quase 76 mil lojas no Brasil O crescimento no número de supermercados em Maceió é evidente. A Associação não sabe o número exato ? já que nem todos são filiados ? mas o presidente Raimundo Barreto calcula que já sejam mais de três mil, contando os de pequeno, médio e grande porte. Esse crescimento não é um privilégio de Alagoas. Ele é observado em todo o País, não só em números de estabelecimentos, mas também nos números de vendas, segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em março deste ano, o índice de vendas do segmento registrou uma variação real positiva de 6,67%. No mesmo período do ano passado, essa variação foi de 4,22% negativos. ///

Relacionadas