CARNAVAL
Rodoviária de Maceió deve receber mais de 16 mil passageiros
Estimativa do Sinart é de uma média diária de 3.200 pessoas transitando pelo local durante o período carnavalesco


O Terminal Rodoviário João Paulo II, em Maceió, projeta um aumento de 6% no número de passageiros embarcando e desembarcando durante o período de carnaval, em comparação ao ano passado.
De acordo com a administração, a estimativa é de uma média diária de 3.200 pessoas transitando pelo local. Segundo a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), durante todo o mês de fevereiro, mais de 90 mil passageiros devem passar pelo terminal.
A previsão é de que nos dias 13, 14, 18 e 19 de fevereiro haja uma movimentação mais intensa, com cerca de 16 mil passageiros chegando ou saindo da capital alagoana.
No terminal, 12 empresas de transporte convencional oferecem viagens interestaduais para mais de 120 destinos em todo o país. Para o período carnavalesco, o número de viagens foi ampliado e, conforme a demanda aumente, novos horários extras podem ser disponibilizados. Atualmente, são realizadas, em média, 92 partidas diárias.
Em território estadual, as viagens intermunicipais, geralmente feitas por transporte complementar, como vans e micro-ônibus, possuem, no momento, 47 destinos dentro de Alagoas, com aproximadamente 475 partidas diárias.
A frota para esta categoria também será reforçada durante o carnaval pela crescente demanda no período carnavalesco.
Dentro do estado, os destinos mais procurados pelos foliões são Maragogi e Porto de Pedras, na região norte. Já no litoral sul, o Francês, a Barra de São Miguel e São José da Laje, cidades onde as atividades carnavalescas costumam ser mais intensas, são as mais buscadas.
Entre as viagens para fora de Alagoas, os passageiros costumam procurar passagens para Salvador (BA) e Recife (PE), estados conhecidos pelas grandes festas no mês de fevereiro.
AEROPORTO
Como a Gazeta mostrou na edição dessa terça-feira (10), o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, terá 67.864 assentos disponíveis entre os dias 13 e 18 de fevereiro, durante o período do Carnaval de 2026.
O número representa um crescimento de 29% em relação ao feriado do ano passado, segundo dados divulgados pela Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo.
Entre os aeroportos do Nordeste administrados pela concessionária, Maceió aparece como o terminal com maior percentual de crescimento na oferta de assentos para o período.
O índice é superior ao registrado por Recife, que terá 206.052 assentos, com aumento de 8%; João Pessoa, que contará com 38.684 lugares, alta de 19%; e Aracaju, que soma 28.368 assentos, crescimento de 22%.
A partir de Maceió, os principais destinos no Carnaval serão Brasília, Congonhas, Salvador, Córdoba, Buenos Aires, Guarulhos, Goiânia, Galeão, Viracopos e Uberlândia. Já Recife concentra as maiores rotas para Guarulhos, Congonhas, Galeão, Brasília, Viracopos, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Fernando de Noronha.
De acordo com a Aena, entre sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas, os 17 aeroportos administrados pela concessionária no Brasil terão um total de 909.726 assentos disponíveis, número 11% superior ao registrado no Carnaval de 2025. No período, estão previstas 5.495 operações, considerando pousos e decolagens.
*Estagiário sob supervisão.
