TAXA DE JUROS REDUZIDA
Copom reduz juros para 14,75%, após dois anos sem corte
Comitê afirma que a decisão segue estratégia de manter a inflação ao redor da meta ao longo do horizonte relevante
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nessa quarta-feira (18/3), em reunião na sede do Banco Central, reduzir a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para 14,75% ao ano, após manutenção em 15% durante cinco reuniões consecutivas.
O anúncio já era esperado por parte do mercado financeiro, levando em consideração a comunicação do comitê que indicava o início da flexibilização monetária. Na declaração, o Copom afirma que a redução na Selic é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.
No comunicado, o comitê avalia que, em relação ao cenário doméstico, os indicadores seguem apresentando trajetória de moderação no crescimento da atividade econômica, enquanto o mercado de trabalho ainda mostra sinais de resiliência. “Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes seguiram apresentando algum arrefecimento, mas mantiveram-se acima da meta para a inflação”, diz trecho.
Sobre o cenário externo, com a guerra no Oriente Médio, o comitê considera, de forma prospectiva, os impactos sobre a cadeia de suprimentos global e os preços de commodities que afetam direta e indiretamente a inflação no Brasil.
CRB vence a segunda consecutiva: Galo vence o Ceará fora de casa
Aliados colocam Rute Nezinho como opção para vice de Renan Filho ao governo
Justiça de Alagoas barra decreto da Câmara que rejeitou contas de Rui Palmeira
Com tentativas frustradas de unir a oposição, deputado do PL admite plano B ao governo
Políticos parabenizam JHC no dia do aniversário e sinalizam apoio para 2026
“Nesse momento, as projeções de inflação apresentam distanciamento adicional em relação à meta no horizonte relevante para a política monetária. Ao mesmo tempo, a incerteza acerca dessas projeções foi elevada consideravelmente, em função da falta de clareza sobre a duração dos conflitos e de seus efeitos sobre os condicionantes dos modelos de projeção analisados”, diz o comunicado.
DECISÃO DO COPOM
Os diretores do Copom são responsáveis por decidir se vão cortar, manter ou elevar a taxa Selic. Isso porque é missão do Banco Central (BC) controlar o avanço dos preços de bens e serviços do país, que seguem subindo, mas com menos força.
Na última ata do comitê, houve sinalização de queda de juros.
“Após a análise de um amplo conjunto de informações, incluindo a dinâmica recente da inflação e os sinais mais claros de transmissão da política monetária, considerando suas defasagens, o Comitê julgou adequado sinalizar o início de um ciclo de redução da taxa de juros em sua próxima reunião”, disse o texto.
FED MANTÉM TAXA
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) manteve a taxa dos Fed Funds na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano, segundo comunicado divulgado ontem. A manutenção era amplamente esperada por analistas.
O BC americano decidiu pela manutenção de juros pela segunda reunião consecutiva, após três reduções seguidas no ano passado — em setembro, outubro e dezembro.
O presidente do Fed, Jerome Powell, fará uma coletiva de imprensa em breve, às 15h30 (de Brasília), para comentar a decisão monetária./Darlan de Azevedo, Francine De Lorenzo, Isabella Pugliese Vellani, Laís Adriana, Patricia Lara e Thais Porsch.