loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 06/06/2026 | Ano | Nº 6240
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Economia

INDÚSTRIA

Setor moveleiro de Arapiraca movimenta economia no Agreste

Entre a tradicional Feira de Móveis e as modernas indústrias de móveis planejados, a atividade movimenta milhões de reais

Ouvir
Compartilhar
Feira dos Móveis atrai consumidores de diversas cidades de AL
Feira dos Móveis atrai consumidores de diversas cidades de AL | Foto: — Foto: Reprodução TV Gazeta

Exibida no AL2 de quinta-feira (4), a reportagem especial produzida pela jornalista Karla Vilela e pelo repórter cinematográfico Aldo Correia mergulhou na história e na força econômica do polo moveleiro de Arapiraca, setor que, há décadas, faz parte da identidade do município e se consolidou como uma das principais atividades produtivas do Agreste alagoano.

Entre a tradicional Feira de Móveis e as modernas indústrias de móveis planejados, a atividade movimenta milhões de reais, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento regional.

A reportagem mostrou que a Feira de Móveis, criada na década de 1950, continua sendo um dos maiores símbolos da economia local. Atualmente instalada na conhecida Rua dos Móveis, a feira atrai consumidores de diversas cidades de Alagoas e até de Estados vizinhos interessados em produtos fabricados por marceneiros e empresários da região.

Segundo estimativas da Prefeitura de Arapiraca, a movimentação financeira do espaço ultrapassa R$ 1 milhão por mês, reforçando a importância do setor para o comércio local.

O trabalho também destacou histórias de vida que se confundem com a própria trajetória da movelaria em Arapiraca. Fabricantes que começaram ainda na década de 1970, comerciantes com mais de 20 anos de atuação e empreendedores que reconstruíram suas vidas a partir da produção de móveis ajudam a manter viva uma tradição que atravessa gerações.

Em muitos casos, o conhecimento adquirido nas oficinas passou de pais para filhos, transformando a marcenaria em um patrimônio cultural e econômico do município.

Ao mesmo tempo em que preserva suas raízes, o setor também investe em modernização. A reportagem mostrou empresas que apostam em tecnologia, arquitetura, design e produção sob medida para atender um mercado cada vez mais exigente.

Um dos exemplos apresentados foi o da empresa comandada por Sóstenes Leite, cuja trajetória familiar soma mais de quatro décadas de atuação. Hoje, o negócio reúne fábrica e loja, registra faturamento anual próximo de R$ 3 milhões e projeta dobrar seus resultados nos próximos meses.

Apesar do crescimento, empresários e fabricantes apontam a falta de mão de obra qualificada como o principal desafio para a expansão do setor. A dificuldade em encontrar profissionais capacitados para operar máquinas, interpretar projetos e realizar acabamentos especializados tem impactado a produção e limitado o potencial de crescimento de muitas empresas.

Para enfrentar o problema, instituições como o Sebrae têm intensificado ações de qualificação, consultoria e apoio à gestão dos negócios.

Os números ajudam a dimensionar a relevância do segmento para a economia regional. Dados apresentados na reportagem mostram que a macrorregião de Arapiraca reúne mais de 900 empresas ligadas ao setor moveleiro e concentra cerca de um terço de toda a indústria de móveis de Alagoas. Além disso, a atividade é responsável por mais de mil empregos diretos.

Entre tradição, empreendedorismo e inovação, o polo moveleiro segue fortalecendo a economia do Agreste e reafirmando o protagonismo de Arapiraca como uma das principais referências do setor no Estado.

Relacionadas