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Redu��o do IPI anima setor sucroalcooleiro

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Edivaldo Junior A redução do IPI sobre automóveis, anunciada na última semana pelo governo como um socorro às montadoras, pode significar, na prática, o primeiro passo na retomada do Programa Brasileiro do Álcool (Proálcool). O próprio ministro do De-senvolvimento, Sérgio Amaral, confirmou que ao manter alíquotas menores para o carro a álcool, o governo está sinalizando para a reativação do Proálcool. “Quando a alíquota voltar a 10% para o carro popular a gasolina, o carro a álcool ficará em 9%. Por quê? Porque nós estamos querendo reativar o programa do álcool para gerar mais empregos”, concluiu o ministro. A redução do IPI foi duplamente bem recebida pelo setor sucroalcooleiro nacional. Na avaliação dos produtores, a diminuição do imposto favorece a venda de carros, o que beneficia a venda de álcool anidro. “Como a gasolina contém uma mistura de 25% de álcool, quanto mais carros forem vendidos no País, melhor. Independentemente do combustível, teremos, certamente uma demanda maior pelo álcool”, analisa o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool de Alagoas (Sindaçúcar), Jorge Toledo. Decisão A decisão do governo de reduzir permanentemente o IPI para os carros populares movidos a álcool e um percentual menor do imposto nos modelos ente 1.000 e 2.000 cilindradas, no entanto, é considerada muito mais significativa. “Acreditamos que esta medida deve estimular a venda dos carros a álcool, o que trará certamente grandes benefícios ao setor sucroalcooleiro, já que o aumento do consumo do álcool hidratado não só reduzirá os estoques, mas também pode contribuir para o aumento da produção e a geração de novos empregos”, enfatizou. Acerto O aumento da safra nacional de cana-de-açúcar, ainda que em percentuais menores que o esperado, pode levar o setor a enfrentar uma nova crise de preços caso o governo e os empresários não encontrem meios de aumentar o consumo do açúcar e do álcool. “Os preços do mercado externo não estão bons, o que leva as usinas a destinar um maior volume de produção para o mercado nacional. Para evitar a depressão nos preços, a saída seria o financiamento dos estoques ou o aumento do consumo. A redução do IPI é inteligente, pois aumenta o consumo de um produto nacional, contribui para a geração de empregos e ainda reduz a perda de divisas coma importação de petróleo”, destacou Toledo. Queda do imposto chega aos preços dos veículos São Paulo - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) começou a ser aplicada nos preços dos veículos já neste fim de semana. A Ford decidiu baixar os preços também dos carros que estão em estoque. A General Motors aplicou uma redução média de 6,35% nos veículos com motor entre 1.0 litro e 2.0 litros. A Peugeot divulgou nova tabela e manteve o bônus aplicado aos carros da marca. A Ford vai permanecer com os descontos oferecidos desde julho para alguns modelos da marca. O Fiesta Street 1.0, de cinco portas, o mais barato da montadora, teve seu preço reduzido de R$ 14.990,00 para R$ 14.870,00. O valor de tabela do carro é de R$ 16.390,00. O Ka 1.0 básico, que sai por R$ 16.070,00 na tabela, teve seu preço promocional diminuído de R$ 14.990,00 para R$ 14.870,00. A taxa para financiamento do modelo foi mantida em 0,5% ao mês. O preço do novo Fiesta 1.0 caiu de R$ 18.990,00 para R$ 18.860,00 para as compras feitas na Internet. Nos modelos mais caros da Ford, o desconto médio foi de R$ 2 mil. O Focus hatchback 1.8 passou a custar R$ 30,1 mil. Antes da redução do IPI, o preço do automóvel era de R$ 31,9 mil - R$ 33,7 mil na tabela. O preço Focus sedã 2.0 caiu de R$ 34.990,00 par a R$ 32.990,00 - o valor de tabela é de R$ 37.700,00. Os veículos da GM com motor entre 1.0 litro e 2.0 litros receberam um desconto de aproximadamente R$ 1,6 mil. Já os modelos 2.0 ficaram até R$ 2,6 mil mais baratos. O novo Corsa hatch 1.8, de cinco portas, teve seu preço reduzido em 6,36%, de R$ 25.341,0 0 para R$ 23.730,00. O novo Corsa sedã 1.8, de quatro portas, passou de R$ 26.723,00 para R$ 25.030,00. O preço do Astra hatchback 2.0, de três portas, caiu de R$ 31.990,00 para R$ 29.960,00. Já a redução no preço da minivan Zafira 2.0, de 8 válvulas, foi de R$ 2,6 mil - de R$ 41,4 mil para R$ 38,8 mil. A Peugeot manteve os bônus da campanha de aniversário de um ano da marca. O preço do 206 1.0, de 16 válvulas, o mais barato da marca, caiu R$ 200,00, de R$ 19.850,00 para R$ 19.650,00. Já o 206 1.6 16V passou a custar R$ 24.550,00 (versão de entrada). Antes o preço era de R$ 26.650,00.

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