MISSA
Vaticano publica primeiras fotos do Papa após cirurgia
Segundo nota divulgada pela Santa Sé, Leão 14 “apresenta uma melhora constante”
O Vaticano publicou nessa sexta-feira (16) as primeiras fotos do papa Leão 14, três dias após ele ter sido submetido a uma cirurgia para retirar um tumor cancerígeno do pulmão direito. Nas imagens, o pontífice aparece celebrando uma missa no hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde foi operado na terça-feira (13) e continua internado desde então.
Segundo nota divulgada pela Santa Sé, o líder da Igreja Católica "apresenta uma melhora constante" e já consegue realizar normalmente as atividades do dia a dia com total autonomia. O papa fará sua primeira aparição pública desde a internação neste domingo (18), para rezar a tradicional oração do Angelus.
O Vaticano também informou que a viagem do pontífice para a América do Sul, marcada para novembro, está confirmada. A previsão é de que ele visite Uruguai, Argentina e Peru entre 6 e 17 de novembro.
A presidente do Peru, Keiko Fujimori, havia levantado a possibilidade de que a viagem precisasse ser adiada, mas, em um sinal de que os preparativos continuavam normalmente, o Vaticano divulgou uma lista de jornalistas credenciados para cobrir a visita. Os preparativos para a viagem estão "prosseguindo", afirmou o porta-voz da Santa Sé.
Caminhão-pipa desgovernado bate em ônibus e deixa 26 feridos - 16/10/2026
Maceió Transfere Feriado do Dia do Professor para Esta Sexta (16)
Mudança no Comando de Alagoas: Fábio Bittencourt Assume o Governo
Prefeitura de Maceió envia à Câmara Municipal projeto de Lei Orçamentária Anual
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeita e vice de São Luís do Quitunde
Leão 14 também falou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone. Na conversa, ele "manifestou profunda preocupação com a grave situação humanitária" em Olechki, que fica diretamente na linha de fogo da frente sul da guerra. A cidade ficou isolada por minas e drones do restante da Ucrânia ocupada, e uma calamidade humanitária está em curso.
Segundo comunicado do Vaticano, o sumo pontífice pediu a Putin um cessar-fogo para permitir a entrega de alimentos e assistência médica, bem como a retirada segura da população civil.
Leão 14 recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar, a forma mais comum de câncer de pulmão, e os médicos removeram o lobo inferior do pulmão direito. Foi ele próprio quem anunciou a necessidade de uma cirurgia, dirigindo-se aos fiéis presentes na Praça de São Pedro.
O Vaticano havia informado, antes da cirurgia, que o pontífice deveria permanecer cerca de uma semana hospitalizado. Todas as suas audiências foram canceladas até 20 de outubro.
Leão 14 está em um quarto no 10º andar do hospital, ao lado de uma suíte papal com capela privada, que está em reforma. O pontífice continua no comando da Igreja Católica durante a internação.
Ainda não foram divulgados o tamanho do tumor nem se a doença se espalhou para os linfonodos próximos, fatores fundamentais para determinar o prognóstico. O laudo completo pode levar vários dias para ficar pronto.
Esse é o primeiro problema de saúde do papa divulgado publicamente. Ele tem 71 anos e foi eleito pelos cardeais em maio de 2025. A notícia da doença abalou a Igreja, segundo vaticanistas, e mergulhou a Igreja num período de incerteza.
Segundo a especialista Juanita Mora, porta-voz da Associação Americana do Pulmão, o prognóstico desse tipo de câncer é "muito, muito bom" quando detectado cedo. Ela afirma que a taxa de sobrevivência em cinco anos fica entre 80% e 98% em tumores em estágio inicial, sobretudo após cirurgia. Tudo, porém, depende do estágio da doença e de uma eventual disseminação.
Leão 14 é o terceiro papa a ser operado no Gemelli. O primeiro foi João Paulo 2º, em 1981, depois do atentado sofrido na Praça de São Pedro. Foi a primeira vez que um pontífice se tratou fora do Vaticano. Francisco, antecessor de Leão 14, passou por duas cirurgias no hospital, além de outros tratamentos.